Gerações Baby Boomers, X, Y, Z e Apha

Gerações Baby Boomers, X, Y, Z e Apha

Baby Boomers

Geração Baby Boomers – Nascidos entre 1945 e 1965
A Primeira Geração definida socialmente, que surgiu  à partir do fim da Segunda Guerra Mundial,  foram os Baby Boomers, que em português quer dizer “Explosão de Bebês”. O termo passou a ser usado para representar movimentos libertários relacionados à sexualidade, uso de drogas e minorias em geral. O grupo mais conhecido dessa geração, que deu origem a quase todos os outros movimentos, foram os Hippies, que surgiu na década de 1970. Os “Baby Boomers” vivenciaram o auge da Guerra Fria. O termo foi usado pela primeira vez em um artigo do Washington Post em 1970. Inicialmente essa nomenclatura não era uma geração, mas era um termo usado para descrever quem nasceu logo após a Segunda Guerra Mundial, quando houve um grande aumento no número de nascimentos, provavelmente resultado da empolgação dos soldados que voltaram da guerra para seus países de origem.

Geração X

Geração X - Nascimento entre 1966 e 1980
Essa geração é a herdeira do recomeço experimentado pelos Baby Boomers. Essa geração é, de certa forma, resistente a tudo que é novo. Foi na Geração X que a Internet surgiu. Segundo referências ao livro de Douglas Copeland “Geração X”, essa geração é considerada Jovem demais para terem lutado em alguma grande guerra, mas velhos suficientes para terem experimentado o avanço na educação, eles são os que mais gastaram tempo da sua fase adulta em cafés falando em como consertar o mundo. É, por definição, a geração herdeira do recomeço experimentado pelos “Baby Boomers”. Pressionados para serem os melhores, é a geração que experimentou os livros de autoajuda, programas de autotreinamento e viveram em permanente estado de ansiedade – social, financeira e sexual. Entre as diversas segmentações do grupo da Geração X, vimos, por exemplo, nascerem os Yuppies: os jovens que queriam enriquecer rápido e ostentar um estilo de vida luxuoso. De modo geral, é a geração da intensidade, do aprimoramento pessoal e da busca pelo enriquecimento e reconhecimento rápidos.

Geração Y ou Millennials

Geração Y ou Millennials – Nascidos entre 1980 e 1997
Nascidos e crescendo em meio a um mundo onde a tecnologia digital e a internet se proliferava e se barateava, essa é a geração moldada pela influência high tech. Alguns, herdando os anseios dos Yuppies, se tornaram bilionários da tecnologia com serviços como redes sociais. O nome Geração Y foi usado primeiro em um artigo de Ad Age, já o termo millennials foi cunhado pelos sociologistas Neil Howe e William Strauss. Confortáveis em compartilhar toda sua vida online, essa é uma geração que experimenta o crescimento da individualidade e da autossuficiência. De modo geral, é a geração onde ser relevante no mundo é vivenciar experiências exclusivas e ser interessante.

Geração Z


Geração Z – Nascidos entre 1998 e 2009
É a primeira geração 100% digital e já nascem em um mundo conectado, mais conhecidos como “Nativos Digitais”, na qual são totalmente dependentes de “tecnologias digitais” e são integralmente conectados a internet, e se utilizam desse meio para se tornarem mais inteligentes, seguros e maduros, mesmo quando são muito novos. Os “Nativos Digitais” costumam ser dispostos a trabalhos voluntários, conscientes da importância da educação e possuem fortes noções éticas e sociais. De modo geral, é a geração que abraça a diversidade absorvida na internet e lidera a mudança ao agir no mundo por meio de ações práticas.

Geração Alpha

Geração Alpha – Nascidos a partir de 2010
De modo geral, é a geração dos conectados e autossuficientes que não verão mais a tecnologia como algo separado da vida humana. Tudo será tecnologia digital e tudo estará conectado com o resto do mundo. Herdeiros da segurança e das noções éticas da geração Z.


Postagem Anterior Próxima Postagem