Lesoto | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos do Lesoto

Lesoto | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos do Lesoto


Geografia: Área: 30.355 km². Hora local: +5h. Clima: tropical de altitude. Capital: Maseru. Cidades: Maseru (290.000) (aglomeração urbana), Maputsoe (22.000), Teyateyaneng (17.300), Mafeteng (15.700).

População: 1,940 milhão; nacionalidade: lesota; composição: sotos 99%, outros 1%. Idiomas: inglês, sessoto (oficiais). Religião: cristianismo 91% (católicos 37,5%, sem filiação 23,9%, outros 29,7%), crenças tradicionais 7,7%, outras 1,1%, sem religião 0,2%. Moeda: loti.

Relações Exteriores: Organizações: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, SADC, UA. Embaixada: 2511, Massachusetts Avenue NW, Washington D.C. 20008, EUA.

Governo: Monarquia parlamentarista. Div. administrativa: 10 distritos. Chefe de Estado: rei Letsie III (desde 1996). Partidos: Congresso para a Democracia de Lesoto (LCD), Nacioal Basoto (BNP), Congresso do Povo do Lesoto (LPC). Legislativo: bicameral – Assembléia Nacional, com 120 membros; Senado, com 33 membros. Constituição: 1993.

Antigo Reino da Basutolândia, o Lesoto está incrustado na porção centro-leste da África do Sul. Cerca de três quartos de sua área excedem os mil metros de altitude. A criação de ovelhas nos montes Drakensberg é uma tradicional atividade econômica. A indústria é precária, e a produção agrícola, insuficiente. O país depende economicamente da África do Sul. O Lesoto tem um dos índices de contaminação pelo vírus da aids mais altos do mundo.

LESOTO, ASPECTOS GEOGRÁFICOS E SOCIOECONÔMICOS DO LESOTO

História do Lesoto

Bandeira do LesotoO grupo dos basotos se estabelece na região do Transvaal (atual África do Sul) no século XVI e migra, em virtude de conflitos com a etnia zulu, para o norte e para o sul, ocupando a área do atual Lesoto. No século XIX, os habitantes da Basutolândia travam guerras contra os bôeres (brancos sul-africanos de origem holandesa, francesa e alemã). Em 1868, o território passa a ser protetorado britânico, tornando-se colônia da Coroa em 1884. A independência ocorre em 1966, e o país adota o nome de Reino de Lesoto. O chefe basoto Moshoeshoe II torna-se rei. A partir dos anos 1970, seu governo dá asilo político a sul-africanos que se opõem à política de segregação racial do apartheid. Em 1982, tropas da África do Sul entram no país e matam mais de 40 pessoas, entre oposicionistas sul-africanos e cidadãos de Lesoto.

Maseru, Capital do Lesoto
Maseru, Capital do Lesoto
Instabilidade - O general Justin Lekhanya dá um golpe, em 1986, e assume a chefia de governo. Em 1990, Lekhanya depõe o rei Moshoeshoe II e o substitui por seu filho, o príncipe Letsie. Lekhanya é deposto em 1991. Letsie renuncia em 1995, e Moshoeshoe II reassume o trono. Com a morte do rei, em 1996, seu filho volta ao poder. As eleições gerais de 1998 dão vitória ao partido governista. O Congresso para a Democracia de Lesoto (LCD), que indica Bethuel Pakalitha Mosisili para primeiro-ministro. A oposição alega fraude e protesta. As manifestações levam Mosisili a pedir intervenção militar da África do Sul e de Botsuana. Segue-se um conflito em que morrem cerca de 70 pessoas, segundo dados oficiais. Governo e oposição concordam em realizar novas eleições, que não ocorrem no ano previsto de 2000.

Nas eleições de 2002, o LCD conquista 77 das 120 cadeiras da Assembleia Nacional e mantém-se à frente do governo. Em março de 2004 é aberta a primeira fase do bilionário projeto de construção de reservatórios de água nas montanhas do Lesoto, para abastecer indústrias e cidades na África do Sul. Relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho de 2004 estima que 18% da população do Lesoto seja portadora do vírus da aids. O país tem cerca de 100 mil órfãos da doença, cerca de 5% do total da população.


http://www.klimanaturali.org
http://www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem