Iluminismo, Pensamento Intelectual e Cultural do Século XVIII

Iluminismo, Corrente de Pensamento Intelectual e Cultural do Século XVIII

#Iluminismo, Corrente de Pensamento Intelectual e Cultural do Século XVIII

O Iluminismo foi uma corrente de pensamento dominante no século XVIII, que defende o predomínio da razão sobre a fé e estabelece o progresso como destino da humanidade. Seus principais idealizadores são John Locke (1632-1704), Montesquieu (1689-1755), Voltaire (1694-1778) e Rousseau (1712-1778). Representa a visão de mundo da burguesia intelectual da época e tem suas primeiras manifestações na Inglaterra e na Holanda. Alcança especial repercussão na França, onde se opõe às injustiças sociais, à intolerância religiosa e aos privilégios do absolutismo em decadência. Influencia a Revolução Francesa, fornecendo-lhe, inclusive, o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

O iluminismo tem origem no Renascimento, o primeiro grande momento de construção de uma cultura burguesa, na qual a razão e a ciência são as bases para o entendimento do mundo. Para o iluminismo, Deus está na natureza e no homem, que pode descobri-lo por meio da razão, dispensando a Igreja. Afirma que as leis naturais regulam as relações sociais e considera os homens naturalmente bons e iguais entre si – quem os corrompe é a sociedade. Cabe, portanto, transformá-la e garantir a todos liberdade de expressão e culto, igualdade perante a lei e defesa contra o arbítrio. Quanto à forma de governo para a realização da sociedade justa, uns defendem a monarquia constitucional; outros, a república. Em Ensaio sobre o Entendimento Humano (1689), o inglês John Locke trata a experiência como fonte do conhecimento, que é organizado depois pela razão. Locke defende também o individualismo liberal contra o absolutismo monárquico. O escritor francês Montesquieu propõe na obra Do Espírito das Leis (1751) a independência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário como garantia da liberdade. Voltaire critica a Igreja e defende a monarquia comandada por um soberano esclarecido. O suíço Jean-Jacques Rousseau torna-se o iluminista mais radical, precursor do socialismo e do romantismo. No livro O Contrato Social (1762) posiciona-se a favor do Estado democrático, voltado para o bem comum e a vontade geral, que inspira os ideais da Revolução Francesa. É dele a noção do bom selvagem, que representa o homem nascido bom e sem vícios, mas depois pervertido pelo meio social.

Outra obra tipicamente iluminista é Enciclopédia, elaborada pelos franceses Denis Diderot (1713-1784) e D'Alembert (1717-1783), com o objetivo de organizar o conhecimento existente na época sobre artes, ciência, filosofia e religião. Na economia, o iluminismo é representado pela fisiocracia, que considera a terra única fonte de riqueza de uma nação, e pelo liberalismo econômico, que defende a não intervenção do Estado na economia. As ideias iluministas influenciam alguns governantes, que procuram agir segundo a razão e o interesse do povo, sem contudo abrir mão do poder absoluto – o que dá origem ao despotismo esclarecido no século XVIII.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem