Planeta Mercúrio

Planeta Mercúrio

Planeta MercúrioDistância do Sol: 58.000.000 km
Velocidade orbital média: 47,89 km/s
Duração do ano: 88 dias terrenos
Duração do dia: 58 dias e 15 h
Diâmetro: 4.878 km
Massa: 0,055 vezes a massa da Terra
Número de satélites conhecidos: nenhum

O Planeta Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e o que possui a segunda maior temperatura, inferior apenas à do Planeta Vênus: cerca de 430ºC no lado voltado para o Sol e 180ºC no lado escuro do planeta. Essa vizinhança dificulta sua observação da Terra, pois é ofuscado pelo brilho solar. Também é o planeta mais denso e o mais veloz – realiza uma volta completa ao redor do Sol em 88 dias. Seu núcleo é composto de ferro, que, parcialmente liquefeito, gera um campo magnético a sua volta. De superfície formada por crateras e falhas, sua atmosfera é muito tênue, incapaz de frear a queda dos meteoritos sobre seu solo.

O planeta foi visitado por uma única sonda, a Mariner 10, que o sobrevoou três vezes entre 1974 e 1975. Dotada do primeiro sistema de captação e transmissão de imagens, a Mariner 10 cobriu quase 60% da árida e arenosa superfície planetária e tirou mais de 10 mil fotos. A próxima visita a Mercúrio deverá ocorrer em 2004, com a nave Messenger, que carregará sete instrumentos em miniatura. Entre as missões, os aparelhos medirão o fraco campo magnético do planeta e procurarão por sinais de água nas crateras polares, protegidas dos raios do Sol.

Ao longo dos meses de abril e maio de 2002, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se apresentaram em um grande alinhamento planetário visível a olho nu. Esse tipo de reunião é relativamente raro e ocorre aproximadamente a cada 20 anos, quando os planetas Júpiter e Saturno se apresentam, aparentemente, muito próximos entre si. A última vez que foi fácil visualizar a reunião dos cinco planetas mais brilhantes deu-se em fevereiro de 1940. O próximo alinhamento está previsto para 8 de setembro de 2040.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem