Unificação da Itália (1870)

Unificação da Itália (1870)

Unificação da Itália (1870)A Unificação da Itália  foi um processo de integração dos vários Estados absolutistas localizados na península Itálica. Conclui-se em 1870, com a conquista de Roma, capital do Estado pontifício. Entre seus principais líderes está Giuseppe Garibaldi.

Após a derrota na Revolução Liberal de 1848, intensificam-se os ideais italianos de unificação de seu território, então dividido em diversos Estados. A alta burguesia deseja que o Risorgimento (ressurgimento) ocorra em torno do reino mais forte, o de Piemonte-Sardenha, para garantir o progresso e ter possibilidade de concorrer no mercado externo. Por sua vez, a média burguesia e o proletariado querem um Estado republicano que adote medidas econômicas e sociais de tendência democrática. Em 1852, o primeiro-ministro do Piemonte, Cavour (1810-1861), lança as bases para a união da Itália em uma monarquia liberal. Em aliança com o imperador francês Napoleão III (1808-1873), conquista a Lombardia, em 1859, numa guerra contra a Áustria. Forma-se o Reino da Alta Itália, sob o comando do antigo rei de Piemonte-Sardenha, Vittorio Emmanuel II (1820-1878).

Questão do papado – Em 1860, os Estados pontifícios da Toscana, Parma e Modena libertam-se do poder papal e passam a integrar o reino. Garibaldi, com o apoio de Cavour e à frente do movimento popular dos camisas vermelhas, toma os reinos da Sicília e de Nápoles. Em 1861, o Piemonte já domina quase toda a península. Cinco anos depois, o país se alia à Prússia e resgata Veneza do domínio austríaco. Em 1870, a Guerra Franco-Prussiana obriga Napoleão III a retirar o Exército de Roma, até então sob sua proteção. Vencido pelas forças piemontesas, o papa Pio IX (1792-1878) recusa-se a fazer acordo. As relações entre o papado e o Estado italiano são regularizadas apenas em 1929 pelo Tratado de Latrão, assinado por Benito Mussolini e Pio XI (1857-1939). Os territórios de Trento e Trieste, sob domínio austríaco, somente são incorporados ao Estado italiano com o fim da I Guerra Mundial.

http://www-storia.blogspot.com.br/ 
Postagem Anterior Próxima Postagem