Guerra da Cisplatina (1825 - 1928)

Guerra da Cisplatina (1825 - 1928)

Guerra da Cisplatina (1825 - 1928)A Colônia do Sacramento, atual região do Uruguai, foi fundada por Portugal em 1680, porém acabou passando a ser de domínio espanhol após o Tratado de Madri, em 1777. De fato, a mesma era cobiçada por Portugal e Espanha (o Tratado de Madri foi um dos resultados dessa disputa) há muito tempo, uma vez que ter o controle sobre a entrada do Rio da Prata a tornava altamente estratégica.

Durante o período joanino, D. João VI iniciou um processo de ocupação da região. Podemos citar dois motivos básicos para isto. A Espanha estava dominada pelo exército de Napoleão e D. João VI temia que o território se transformasse na porta de entrada das forças francesas na América do Sul. Além disso, sua esposa, rainha Carlota Joaquin, era irmã do rei espanhol Fernando VII, assim, o rei português via-se no direito de assumir o controle das terras.

Em 1820, D. João VI ocupou a região e a chamou de Província da Cisplatina. Entretanto, a mesma fora influenciada fortemente pelos costumes, cultura e idioma dos hispânicos entre os séculos XVI e XVIII, realidade que provocou um notável desconforto da população local para com a colonização portuguesa. Para se ter uma ideia, os habitantes da região não sabiam nem falar a língua portuguesa.

Estas diferenças geraram revolta na população. Em 1825, surgiu um movimento separatista. Lideradas por João Antonio Lavalleja e apoiadas pela Argentina, várias lideranças locais declararam um termo que proclamava a independência da Cisplatina. Embora a Argentina tenha apoiado o movimento, sua real pretensão era, no fim das contas, anexar tal região.

O levante gerou indignação em D. Pedro I, o qual declarou guerra à Argentina e aos colonos descontentes. Ao longo de três anos, ocorreram inúmeras pequenas batalhas. A falta de um exército bem organizado e os altíssimos gastos com a guerra, fato que gerou o descontentamento da população brasileira, obrigaram D. Pedro I a reconhecer a independência da Cisplatina.

Em 1828, o Brasil assinou o Tratado de Montevidéu. Conduzido pela Inglaterra e pela França, o mesmo estabelecia a criação do Estado Oriental do Uruguai. A Guerra da Cisplatina foi uma das principais causas para a abdicação de D. Pedro I em 1831, uma vez que sua situação perante a opinião popular se tornou insustentável.

http://www-storia.blogspot.com.br/
Postagem Anterior Próxima Postagem