Jogos Olímpicos de Verão de 1980 em Moscou na Rússia

Jogos Olímpicos de Verão de 1980 em Moscou na Rússia

JOGOS OLÍMPICOS DE VERÃO DE 1980 EM MOSCOU NA RÚSSIAOs Jogos da XXII Olimpíada da era moderna realizaram-se em 1980 na cidade russa (ex-União Soviética) de Moscou. Os jogos tiveram início a 19 de julho, prolongando-se até 3 de agosto e contaram com a participação de 5,217 atletas oriundos de 80 países, que competiram em 21 modalidades.

Como uma das duas cidades que se ofereceram para sediar os Jogos Olímpicos de 1980 (sendo a seugnda Los Angeles) Moscou derrotou Los Angeles, na votação da escolha da cidade-sede, em 23 de outubro de 1974, 39 votos contra 20.

Boicote - Dado a invasão soviética do Afeganistão, em 1979, os Estados Unidos decidiram boicotar os jogos olímpicos de 1980, o presidente americano Jimmy Carter deu um ultimato aos soviéticos, em 20 de fevereiro de 1980, para a completa remoção das tropas militares no Afeganistão. O boicote foi anunciado em 21 de março.

Jimmy Carter pressionou outros países em aderir ao boicote, em que 45 países aderiram, incluindo a Alemanha Ocidental, o Canadá e o Japão. Alguns países de cunho capitalista apoiaram o boicote, como a França, Grécia e o Reino Unido, mas deixaram seus atletas decidir-se por eles mesmos se eles queriam ir à União Soviética ou não. Porém, esses três países mandaram uma delegação de atletas muito menor do que eles normalmente mandam aos jogos olímpicos. Por causa disso, a Itália foi a principal representante da Europa Ocidental nos jogos de 1980. O boicote afetou severamente muitos eventos.

No total, 80 países competiram nos jogos de 1980, o número mais baixo desde 1956. De uma maneira ou outra, os jogos foram bem organizados, e mais recordes olímpicos foram quebrados nos jogos de 1980 do que nos jogos de 1976, realizados em Montreal.

JOGOS OLÍMPICOS DE VERÃO DE 1980 EM MOSCOU NA RÚSSIA


Destaques
  • O ginasta soviético Aleksandr Dityatin vence em oito diferentes eventos de ginástica, ganhando medalha de ouro em cada uma delas

  • O nadador soviético Vladimir Salnikov vence três medalhas de ouro. Seu tempo nos 1500 metros estilo livre é o primeiro registrado com menos de 15 minutos.

  • Hóquei feminino aparece pela primeira vez como modalidade olímpica. Seis diferentes países competiram: Áustria, Checoslováquia, Índia, Polônia, União Soviética e Zimbabwe. A medalha de ouro foi vencida por Zimbabwe.
  • Teófilo Stevenson, de Cuba, foi o primeiro boxeador a vencer três consecutivos títulos olímpicos.
Modalidades Olímpicas
Andebol, Atletismo, Baseball, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Equitação, Esgrima, Futebol, Ginástica, Halterofilismo, Hóquei em campo, Judô, Lutas Amadoras, Natação, Pentatlo Moderno, Remo, Softbol, Ténis, Tiro, Tiro com Arco, Voleibol

Postagem Anterior Próxima Postagem