Ameba, Microrganismo Unicelular

Ameba, Microrganismo Unicelular

Ameba, Microrganismo UnicelularAmeba é um microrganismo unicelular do ramo dos protozoários, classe dos sarcodíneos, cujo tamanho varia de alguns centésimos de milímetro até meio milímetro. Como toda célula, a ameba é constituída por uma membrana extremamente delgada e visível somente ao microscópio eletrônico, um citoplasma viscoso, e um núcleo. O citoplasma compõe-se de uma porção externa transparente, denominada de ectoplasma; e de uma porção interna, o endoplasma, mais opaco, com grande quantidade de granulações e de vacúolos, que contêm as reservas nutritivas dos microrganismos. O núcleo está localizado no centro do endoplasma, embora sua posição varie ligeiramente com os movimentos do animal.

Responsável pela disenteria amebiana, endêmica nas regiões tropicais e subtropicais do planeta, as amebas foram observadas pela primeira vez em amostras de água recolhidas de tanques e charcos.

As amebas não possuem uma forma definida, e se modificam ao se locomoverem, graças à ação dos pseudópodes, prolongamentos do citoplasma. Além de servirem para a locomoção, esses prolongamentos são utilizados para a captura do alimento, usualmente algas ou outros seres microscópicos.

A maioria das espécies reproduz-se de forma assexuada: o núcleo se parte em dois e, entre eles, ocorre o estrangulamento do citoplasma até que a célula se divida em duas. Em algumas espécies, no entanto, a reprodução é sexuada, com a fusão de duas amebas, uma funcionando como gameta masculino e a outra, feminino. Esses microrganismos vivem em águas doces ou salgadas, podendo, também, habitar o intestino de animais, inclusive o do homem, causando a disenteria amebiana.
Postagem Anterior Próxima Postagem