Aptidão e inteligência | Conjunto de Caracteres Psíquicos

Aptidão | Conjunto de Caracteres Psíquicos

Aptidão | Conjunto de Caracteres PsíquicosEntende-se por aptidão a tendência natural que diferencia um psiquismo - conjunto dos caracteres psíquicos de um indivíduo - de outro. As aptidões, que podem ser de tipos muito diversos, aparecem em diferentes etapas do amadurecimento do indivíduo. A musical, por exemplo, embora possa manifestar-se antes dos dez anos, normalmente só se estabiliza a partir dessa idade, o que também ocorre com a aptidão para tarefas mecânicas. A aptidão matemática, por sua vez, aparece por volta dos 14 e a científica, aos 17.

Por que Mozart manifestou tão cedo seu gênio musical? Por que, em qualquer época e em qualquer área do saber, aparecem crianças-prodígio? A profunda curiosidade que esta questão sempre suscita é explicada pelos estudos psicológicos sobre a aptidão.


Aptidão e inteligência
Diversos autores têm analisado de maneira diferente a relação entre aptidões e inteligência. As duas posições mais representativas sobre o assunto são as de Charles Spearman e Louis Leon Thurstone.

Spearman, psicólogo e matemático britânico, fundador da psicologia experimental, considerou que o êxito em qualquer tarefa é determinado por uma aptidão geral - a inteligência, fator sempre presente - e por uma aptidão específica para essa tarefa. Ante essa concepção bifatorial, o americano Thurstone mantinha outra, que foi denominada multifatorial: o êxito na tarefa depende de uma multiplicidade de fatores de igual importância.

Atualmente costuma-se distinguir a inteligência geral (que se pode medir com testes psicológicos não verbais, e ainda com os de raciocínio verbal e aritmético) de outros fatores, como o raciocínio espacial, as aptidões mecânicas e a destreza manual. Diferenciam-se também os fatores verbais educativos ou culturais.

O conhecimento das aptidões da criança é fundamental para que se dirija seu trabalho escolar. O mesmo ocorre com os jovens no que se refere a sua orientação profissional. Hoje em dia, são normais em muitos países o acompanhamento e a medição das aptidões, sobretudo nos ambientes pedagógicos, o que favorece a rápida detecção de problemas e a adoção, se for o caso, de medidas específicas de recuperação.

www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br