Visco (Viscum album)

Visco (Viscum album)

#Visco (Viscum album)Visco (Viscum album) é uma planta semiparasita da família das lorantáceas, de caule lenhoso e ramos longos, nodosos e aforquilhados. As folhas, verde-claras e lanceoladas, se dispõem, opostas, duas a duas. As flores são amareladas e os frutos esféricos, brancos e translúcidos. Quando maduros, são cheios de uma polpa semitransparente e viscosa.

Para os povos de cultura celta, o visco era sagrado e simbolizava o espírito, já que suas raízes não tocam a terra. Sua colheita anual, feita no inverno por sacerdotes munidos de foice de ouro, constituía uma das mais importantes cerimônias nos ritos druídicos.

Do caule da planta e das denominadas raízes corticais, que se fundem no córtex da árvore que parasitam, surgem prolongamentos que alcançam os vasos lenhosos do hospedeiro e absorvem a seiva de que se nutrem. Desenvolvem-se sobre diferentes espécies arbóreas, tanto caducifólias, caso dos álamos e macieiras, como perenifólias, entre as quais os pinheiros e os carvalhos.

Além da espécie comum europeia, que se distribui do Reino Unido ao norte da Ásia, existem outras americanas, também chamadas visco, pertencentes aos gêneros Phoradendron e Arceuthobium.

www.klimanaturali.org

Postagem Anterior Próxima Postagem