Rio Negro, Afluente do Rio Amazonas

Rio Negro, Afluente do Rio Amazonas

Rio Negro, Afluente do Rio Amazonas
Rio Negro
O Rio Negro, principal afluente do Rio Amazonas, banha três países da América do Sul e percorre cerca de 1.700km. Com o nome de Guainía, nasce no leste da Colômbia. Corre na direção nordeste e depois sul, formando a fronteira entre Colômbia e Venezuela. Depois da junção com o Cassiquiare, recebe o nome de rio Negro. Entra no território brasileiro no estado do Amazonas e segue a direção geral sudeste, banhando, entre outras, as localidades de Içana, Barcelos, Carvoeiro e Airão. Próximo a Manaus, que se ergue em sua margem esquerda, forma um estuário de cerca de seis quilômetros de largura no encontro com o Solimões, daí em diante chamado Amazonas.

A cor escura das águas do rio Negro, que contrasta com a limpidez de seu principal afluente, o Branco, e com o caudal barrento do Solimões, deve-se principalmente a sua transparência e à escassa quantidade de argilas em suspensão.

O rio Negro recebe grande número de afluentes. Os principais, na margem esquerda, são Padauri, Demeni, Jaçari, Branco, Jauaperi e Camamanau; na margem direita, Içana, Uaupés, Curicuriati, Caurés, Unini e Jaú. No território da Venezuela, um pequeno afluente da margem esquerda do rio Negro, o Siapa, comunica-se com o rio Orenoco pelo canal de Cassiquiare e liga as bacias hidrográficas do Amazonas e do Orenoco.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem