Rio Uruguai - América do Sul

Rio Uruguai - América do Sul

Rio Uruguai - América do Sul
Rio Uruguai
O Rio Uruguai nasce no planalto meridional brasileiro, na confluência dos rios Pelotas e Canoas. O Pelotas, seu principal formador, nasce a 64km do litoral atlântico, em Alto do Bispo (SC). Ao juntar-se com o Canoas, recebe o nome de Uruguai e corre em direção oeste até a fronteira com a Argentina. Um dos formadores da bacia platina, o Uruguai dirige-se depois para sudoeste e, ao fim de um percurso de 1.593km, desemboca no estuário do Prata, junto ao delta formado pelo rio Paraná. A bacia do Uruguai ocupa área de 370.000km2 em região de clima subtropical e com elevados índices de precipitação pluviométrica.

Na maior parte de seu curso, o rio Uruguai desempenha a função de limite: de início, entre os estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, depois, entre Brasil e Argentina e, em seguida, entre Argentina e Uruguai.
Navegável desde o delta até a jusante da cidade de Salto -- cerca de 300km rio acima --, o rio Uruguai conduz navios de médio porte até a cidade de Paysandú, no Uruguai, a 210km da foz. O curso do rio é interrompido por corredeiras entre a cidade de Salto, no Uruguai, e a cidade de Monte Caseros, na Argentina. O rio Uruguai banha as cidades de São Borja e Uruguaiana, no Brasil; Concórdia, na Argentina; e Salto e Paysandú, no Uruguai. Pela margem esquerda o rio Uruguai recebe os maiores afluentes: Passo Fundo, Várzea, Ijuí e Ibicuí Grande, no Brasil; Quaraí, na fronteira entre Brasil e Uruguai; e Negro, no Uruguai. Pela margem direita, deságuam nesse curso fluvial os rios Peixe e Chapecó, no Brasil, e Aguapeí, na Argentina.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem