Os Agostinianos e Santo Agostinho

Os Agostinianos e Santo Agostinho

Os Agostinianos e Santo AgostinhoCom o nome de agostinianos, na Igreja Católica Romana, são conhecidos os integrantes de diversas ordens e congregações de homens ou de mulheres que se organizaram segundo os ensinamentos de santo Agostinho. Entre essas instituições, sobressaem duas correntes principais, a dos eremitas de santo Agostinho, e a dos cônegos agostinianos, com seus ramos femininos.

Originárias da congregação fundada em Hipona pelo próprio santo Agostinho, as ordens agostinianas têm seguido ao longo dos séculos seus ensinamentos espirituais.

Os eremitas de santo Agostinho surgiram dos núcleos originais do século V, que, expulsos do norte da África pela invasão dos vândalos, fundaram vários mosteiros na península italiana. Só em 1244 foram aprovados como ordem, pelo papa Inocêncio IV. Um de seus mais famosos representantes foi Martinho Lutero, que encabeçou a Reforma no século XVI. A ordem hoje se consagra principalmente ao ensino e à pesquisa educacional. Os cônegos agostinianos, os primeiros a viverem o compromisso religioso no meio da sociedade secular, firmaram-se no século XII. Modernamente se dedicam a escolas e hospitais.

Entre as ordens agostinianas femininas destacam-se a Segunda Ordem de Santo Agostinho, fundada em 1264, e a das Irmãs de Caridade do Hôtel-Dieu e Malestroit, ambas dedicadas às atividades educacional e hospitalar.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem