Pelota Basca

Pelota Basca 

Pelota Basca Pelota basca é um jogo disputado numa quadra limitada por três paredes, com uma bola de borracha, que é apanhada e lançada com o auxílio de uma cesta -- uma longa pá côncava de vime trançado (chistera) que dispõe de uma luva de couro, na qual o jogador introduz a mão, para firmá-la no braço. As partidas são disputadas individualmente ou em duplas, e a contagem de pontos é feita sempre que um jogador erra na resposta da bola ou a deixa cair fora dos limites determinados. Na modalidade denominada frontão, ou frontão manual, a bola é lançada com as mãos.

O jogo conhecido como pelota basca na Espanha ganhou o nome jai alai (em basco, "festa alegre") ao começar a ser praticado em Cuba em 1900. Dali o jogo se espalhou para outros países.

RegrasO jogo é praticado numa área cujo piso tem em média 53,3m de comprimento por 15,2m de largura. Os espectadores sentam-se em arquibancadas ao longo da lateral aberta da quadra, com a parede frontal (para os jogadores) a sua direita, a parede lateral (blé) diretamente a sua frente e a parede de fundo (rebote) a sua esquerda. A bola de borracha, com cinco centímetros de diâmetro, é revestida com três camadas: uma de lã, outra de linho e uma terceira de pele de cabra.

A bola é lançada contra a parede frontal (com 12,2m de altura) e deve tocar depois o chão, numa área delimitada. Antes que ela toque o chão mais uma vez, o adversário deve pegá-la e arremessá-la de novo contra a parede. O jogador tenta fazer com que a bola desenvolva a maior velocidade possível e aplica-lhe um efeito, de tal forma que o adversário não consiga devolvê-la e, assim, perca pontos.

As marcações do jogo são a zona de saque ou serviço, e uma faixa pintada na parede frontal. O arremesso de saque não pode bater abaixo dessa faixa. Importa em penalidade o fato de a bola não atingir o muro, ultrapassar os limites da quadra ou dos muros que a cercam. A bola não pode ser tocada por dois jogadores no mesmo rebote nem ser rebatida por outra parte do corpo, além das mãos. Cada falta representa um ponto para o adversário. A partida é em geral de 30 ou 35 pontos.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem