Beat Generation | Movimento Literário da Década de 1950

Beat Generation | Movimento Literário da Década de 1950

Beat Generation, Movimento Literário da Década de 1950

O movimento literário e comportamental conhecido como beat generation, surgido nos Estados Unidos no início da década de 1950 reuniu poetas e escritores inconformados com o rumo de massificação e consumismo tomado pela sociedade americana após a segunda guerra mundial. Os beatniks, como os membros do movimento eram depreciativamente chamados, responderam com protesto e marginalização à falta de perspectivas da sociedade moderna. Concentrado sobretudo nos bairros boêmios de Nova York, como o Village, e San Francisco, o movimento assumiu um individualismo anárquico caracterizado pelo uso de gírias tomadas de empréstimo aos músicos de jazz e por roupas negligentes.

Apolítica e indiferente aos problemas sociais, a geração beat opunha aos valores da sociedade de consumo a libertação individual, a purificação e a exaltação dos sentidos por meio das drogas, do sexo, do jazz e das disciplinas zen-budistas.

A expressão beat generation veio da palavra beat (cansado, abatido), embora seus integrantes preferissem explicá-la como abreviatura de beatified (beato), referência a sua busca do transcendental pela atitude mística e pelo desprezo aos valores materiais.

Allen Ginsberg foi o poeta mais representativo do movimento. Ficou célebre seu poema Howl (Uivo), violenta crítica à sociedade desumanizada pela tecnologia e pela militarização. Os poetas beat desejavam libertar a poesia do preciosismo acadêmico e trazê-la de volta para as ruas. O verso era frequentemente caótico e repleto de obscenidades. Os romancistas, como Jack Kerouac, autor de On the Road (1958; Na estrada), produziam textos livres e desordenados, em que lançavam sentimentos e pensamentos sem plano ou revisão, com os quais pretendiam transmitir a experiência imediata. Por volta de 1960, quando o movimento começava a entrar em declínio, escritores como Ferlinghetti, Gregory Corso, Philip Whalen e Gary Snyder já eram conhecidos e estava aberto o caminho para novas tendências e autores anticonvencionais.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem