Bócio

Bócio

Bócio

A palavra bócio (papo) designou, durante muito tempo, qualquer aumento da tireoide. Hoje conceitua-se como bócio apenas o processo resultante dos distúrbios metabólicos da tireoide, oriundos de erros congênitos do metabolismo (por defeitos enzimáticos que bloqueiam a síntese da tiroxina). O bócio costuma aparecer na infância, mas tende a diminuir e desaparecer nos jovens que atingem a puberdade.

Em meados da década de 1950, o Departamento Nacional de Saúde delimitou as áreas bociógenas no Brasil, nas quais passou a ser distribuído sal de cozinha obrigatoriamente iodado para fins profiláticos.

Quem primeiro referiu-se à endemia de bócio no Brasil foi Auguste de Saint-Hilaire, que, no início do século XIX, citou localidades onde havia grande número de "papudos", alguns deles acusando sintomas de cretinismo. No começo do século XX, estudos de Carlos Chagas chamaram a atenção para o bócio endêmico de Lassance, ao norte de Minas Gerais. Nas zonas distantes do mar, por falta de iodo na água e no solo, o bócio ocorre com maior freqüência. O bócio endêmico observa-se em zonas geográficas específicas; o esporádico é encontrado em áreas não endêmicas e obedece a fatores etiológicos obscuros.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem