Boliche (Jogo de Salão)

Boliche (Jogo de Salão)  

Boliche (Jogo de Salão)

Boliche é um jogo cujo objetivo é derrubar com uma bola um número maior de pinos -- balizas cilíndricas de madeira -- que o adversário. Há notícia de jogos semelhantes em muitas épocas e lugares. A forma atual surgiu na Alemanha e Países Baixos no século XVI e foi levada para a América do Norte por imigrantes holandeses. O número de jogadores e clubes de boliche não parou de crescer, sobretudo nos Estados Unidos, onde o jogo se tornou um esporte muito popular. Em 1951 surgiu uma federação internacional, que se ocupa do boliche e também de jogos similares.

Um dos mais antigos jogos conhecidos consiste em lançar a bola num objeto para derrubá-lo. O boliche é uma versão moderna desse passatempo.

Disputado primeiro em gramados, o boliche acabou sendo praticado em locais fechados, obedecendo a regras rígidas. A pista de arremesso, de madeira resistente e bem nivelada, deve ter vinte metros de comprimento com pouco mais de um metro de largura. Os pinos, em número de dez, são dispostos em triângulo com noventa centímetros de lado. Feitos de madeira, seu peso oscila entre 980 e 1.425g, com uma altura de pouco menos de quarenta centímetros e um diâmetro de seis centímetros de base. A bola, de madeira ou de resina, tem três orifícios, para os dedos polegar, médio e anular, e pesa entre 4 e 7,25 kg.

A partida divide-se em dez casas - ou quadros - e em cada uma delas o jogador pode lançar duas bolas, que devem rolar pela pista. Cada pino derrubado vale um ponto, mas podem-se ganhar pontos adicionais. Se todos os pinos forem derrubados no primeiro arremesso, registra-se um strike e, aos dez pontos normais, somam-se os conseguidos nos dois lançamentos seguintes. Se restarem pinos de pé, os derrubados são retirados antes do lançamento da segunda bola. Caso esta atinja os pinos restantes, derrubando-os, marca-se um spare, e aos dez pontos normais somam-se os marcados no lançamento de uma bola adicional. No caso de dois strikes consecutivos, o jogador ganha vinte pontos mais o número de pinos derrubados na primeira bola da casa seguinte. Um escore perfeito é de 300 pontos - 12 strikes consecutivos.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem