Família Rockefeller

Família Rockefeller

Família Rockefeller

John Davison Rockefeller, o patriarca da família, nasceu em Richford, Nova York, em 8 de julho de 1839. Fundou, em 1870, a indústria petrolífera que dominou o mercado nos Estados Unidos por mais de um século, a Standard Oil Company. Esta tornou-se, na década de 1880, um monopólio tão poderoso que originou uma lei federal contra monopólios. Para esquivar-se à decisão, Rockefeller fragmentou a sociedade em pequenas empresas sobre as quais exercia controle. Dedicou-se, em seus últimos anos, à filantropia. Morreu em Ormond Beach, Flórida, em 23 de maio de 1937.

Símbolo da prosperidade americana no século XX, a fortuna da família Rockefeller deu origem a fundações científicas e filantrópicas. Em 1989, no entanto, como expressão das mudanças que atingiram a família, um grupo japonês comprou o Rockefeller Center, no bairro novaiorquino de Manhattan.

William Rockefeller, irmão do patriarca, nasceu em 31 de maio de 1841, em Richmond, Nova York. Presidiu a Standard Oil Company de Nova York até 1911 e investiu parte da fortuna familiar em bancos e ferrovias. Morreu em 24 de junho de 1922, em Tarrytown, Nova York.

John Davison Rockefeller, Jr., nasceu em Cleveland, Ohio, em 29 de janeiro de 1874. Destacou-se pelas obras filantrópicas, como a Universidade Rockefeller (inicialmente Instituto Rockefeller de Pesquisas Médicas) e a Fundação Rockefeller. Também doou o terreno para a instalação da sede das Nações Unidas em Nova York. Casado duas vezes, teve cinco filhos: John Davison III, herdeiro da sociedade; Nelson Aldrich, político; Laurance Spelman, negociante; Winthrop, empresário e político; e David, banqueiro e filantropo. Morreu em Tucson, Arizona, em 11 de maio de 1960.

Nelson Aldrich Rockefeller, segundo filho de John Davison Rockefeller, filho, nasceu em Bar Harbor, Maine, em 8 de julho de 1908. Filiou-se ao Partido Republicano e iniciou carreira política, a qual se apoiava em sua experiência em assuntos econômicos e no conhecimento das questões latino-americanas. Ocupou cargos técnicos na administração federal e foi governador de Nova York entre 1959 e 1973. Exerceu a vice-presidência dos Estados Unidos entre 1974 e 1977. Morreu em Nova York em 26 de janeiro de 1979.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem