Futebol Americano

Futebol Americano  

Futebol Americano

Derivado do rugby inglês, o futebol americano começou a ser disputado nas universidades da costa atlântica, com regras que variavam de uma para outra. A primeira partida intercolegial foi disputada em 6 de novembro de 1869, quando Princeton venceu Rutgers por 6/4.

Popularizado nas universidades americanas desde o início do século XIX, o futebol americano se profissionalizou e tornou-se, como o beisebol, um dos esportes mais populares dos Estados Unidos.

A bola oval foi adotada a partir de 1875 e, em 1880, as equipes foram limitadas em 11 jogadores. A violência do esporte levou à criação dos uniformes protegidos com rígidas armações, que diminuem os riscos. O esporte se profissionalizou nos Estados Unidos e no Canadá. A primeira associação profissional americana foi criada em 1920.

O futebol americano é disputado por equipes de 11 jogadores: sete dianteiros (os linemen), um armador (o quarterback), dois médios e um defensor. As extremidades do campo são chamadas linhas de meta e a faixa que se estende atrás delas é a zona final. Os postes de gol ficam sobre as linhas de meta. O campo é marcado a cada cinco metros com linhas paralelas às da meta. A partida dura uma hora, dividida em quatro tempos de 15 minutos.

O objetivo é ultrapassar com a bola a zona final, o que se chama um touchdown e vale seis pontos. A equipe que o consegue tem ainda a chance de marcar outro ponto, com uma jogada comum ou um chute entre os postes de gol. O jogo começa com as equipes frente a frente. A um sinal combinado, o dianteiro central recua a bola, por entre as pernas, para o quarterback, um dos médios ou o defensor. Simultaneamente, os outros dianteiros lançam-se contra os adversários, para abrir brecha que permita o avanço do jogador que conduz a bola; a defesa, ao contrário, investe sobre este para detê-lo, usando até as mãos. Quando consegue, a bola é reposta em jogo no lugar em que ficou. Se a equipe atacante não avançar dez metros em quatro tentativas, perde a bola para o adversário e passa a defender.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem