Instituto Butantan

Tags

Instituto Butantan

Instituto Butantan

Entidade dedicada à patologia experimental, o Instituto Butantan localiza-se em São Paulo (São Paulo), e ocupa uma área de 790.000m2. O Butantan surgiu em 1899 como dependência do Instituto Bacteriológico (depois incorporado ao Instituto Adolfo Lutz), para fabricar vacinas contra a peste bubônica, e a 23 de fevereiro de 1901, tornou-se instituto autônomo com o nome que até hoje conserva. Seis edifícios e dezenas de dependências menores alojam laboratórios, biblioteca e administração. Seus dois serpentários são pontos de atração turística, assim como a rica coleção de aranhas.

Conhecido já no começo do século XX por seu corpo de pesquisadores dedicados à ofidiologia, o Butantan foi pioneiro na fabricação do soro antiofídico, descoberto por Vital Brasil, seu primeiro diretor.

O instituto destina-se a estudar principalmente questões de medicina experimental e animais venenosos. Fabrica soros, vacinas e outros produtos biológicos, além de ministrar cursos em diversos campos científicos. Publica anualmente (desde 1918), suas Memórias e sua Coletânea de trabalhos.