Halterofilismo nos Jogos Olímpicos

Halterofilismo nos Jogos Olímpicos

Halterofilismo nos Jogos OlímpicosDisputado anualmente, o Campeonato Mundial é a principal competição do esporte, organizado pela Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF, da sigla em inglês). Em anos de Jogos Olímpicos não é realizado o Mundial. No Brasil, a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso dirige o esporte. Em anos de Jogos Olímpicos não é realizado o mundial.



Olimpíada
– O halterofilismo é o esporte com o maior número de atletas pegos no exame antidoping em Olimpíadas.

Origem – Esporte em que os competidores levantam halteres (barras de 2,20 m de comprimento, 2,80 cm de diâmetro e 20 kg de peso) com discos fixados por presilhas em cada uma das pontas. Eles podem pesar 1,25 kg, 2,5 kg, 5 kg, 10 kg, 15 kg, 20 kg ou 25 kg e são colocados na barra do maior para o menor. A Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) dirige o halterofilismo no mundo, que é disputado nas Olimpíadas, nos Jogos Pan-Americanos e em campeonatos mundiais.

O halterofilismo surge na Grécia antiga, em 600 a.C., período em que os gregos dão grande importância à forma física. Realizam-se campeonatos e torneios, que são abandonados durante o Império Romano. O esporte volta a ser praticado na Idade Média, mas as disputas só se tornam populares a partir do século XIX. Em 1896, nas Olimpíadas de Atenas, são realizadas provas de halterofilismo, mas o esporte só é incluído oficialmente na competição em Antuérpia (1920).

Regras – Os halterofilistas dividem-se em dez categorias, de acordo com seu peso: até 52 kg (mosca), até 56 kg (galo), até 60 kg (pena), até 67,5 kg (leve), até 75 kg (médio), até 82,5 kg (meio-pesado ligeiro), até 90 kg (meio-pesado), até 100 kg (pesado ligeiro), até 110 kg (pesado) e acima de 110 kg (superpesado). Eles disputam duas modalidades, arranque e arremesso (também chamada de dois tempos), individualmente ou por equipe. Na prova de arranque, os atletas devem inclinar o corpo por baixo do halteres e levantá-lo rapidamente sobre a cabeça, sem nenhuma pausa durante o movimento. No arremesso, o movimento é feito em dois tempos, o que permite erguer pesos maiores. Primeiro, os halteres são levantados até os ombros, em uma posição intermediária (carga). Depois, com um único movimento, deve elevar-se a barra por cima da cabeça, com os braços totalmente esticados. Se os halteres encostarem uma vez no chão, o atleta não pode parar e tentar de novo, pois apenas seus pés devem ter contato com o solo. Quando chegam à cabeça, os halteres têm de ficar controlados. Na carga é proibido tocar o joelho ou a perna com o braço ou o cotovelo. Para determinar o vencedor, somam-se os pesos totais levantados. Em caso de empate, ganha o competidor mais magro.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem