Tiro ao Alvo | Origem do Tiro ao Alvo


Tiro ao Alvo | Origem do Tiro ao Alvo

Tiro ao Alvo | Origem do Tiro ao Alvo

Esporte em que o atleta atira com pistolas, revólveres ou carabinas em alvos de vários tipos. Sua origem está ligada ao surgimento e desenvolvimento das primeiras armas de fogo, entre os séculos XV e XVII. O tiro ao alvo é controlado no mundo pela Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, em inglês). No Brasil, é regido pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE).

As principais competições são o Campeonato Mundial, disputado a cada dois anos desde 1958, e a Copa do Mundo, realizada anualmente desde 1988.

Regras – A distância entre o atirador e o alvo – fixo ou móvel – e o número de tiros varia conforme a arma utilizada. As provas olímpicas são:

Pistola livre: 60 tiros em seis séries, com o alvo fixo colocado a 50 m do atirador.
Carabina: 60 tiros disparados pelo atirador deitado, contra um alvo fixo a 50 m de distância.
Fuzil de pequeno calibre: 120 tiros disparados contra um alvo fixo a 50 m, em três posições: 40 tiros em pé, 40 ajoelhado e 40 deitado.

Pistola automática: 60 tiros disparados contra cinco alvos fixos a 25 m do atirador.

Alvo móvel: 30 tiros disparados contra um alvo móvel (prato de 11 cm de diâmetro, feito de argila com calcário e alcatrão) lançado a 50 m do atirador.
Tiro ao prato: também chamado de trap ou fossa olímpica. O alvo móvel é lançado a 15 m do atirador, que utiliza uma espingarda para atingi-lo.

Skeet: dois alvos móveis são lançados e se cruzam no ar, a cerca de 20 m diante do atleta, que atira com uma espingarda.

As mulheres competem apenas nas provas de pistolas, de carabinas de ar comprimido e de tiro ao prato.
Competições - O tiro ao alvo é disputado nas Olimpíadas desde os primeiros Jogos, em Atenas, 1896, quando se utilizam pombos vivos como alvo. Nesse esporte, o Brasil conquista sua primeira medalha de ouro olímpica na prova de pistola dos Jogos de Antuérpia, em 1920, com o tenente do Exército Guilherme Paraense. O esporte também faz parte do programa dos Jogos Pan-Americanos.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem