Omã | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos de Omã
Geografia – Área: 212.457 km². Hora local: +7h. Clima: árido tropical. Capital: Mascate. Cidades: Mascate (590.000) (aglomeração urbana), Salalah (155.800), Ibri (110.000), Suhar (99.800).
População – 3,6 milhões; nacionalidade: omani; composição: árabes omanis 73,5%, paquistaneses 21%, outros 5,5%. Idioma: árabe (oficial). Religião: islamismo 87,4%, hinduísmo 5,7%, cristianismo 4,9%, outras 1,9%, sem religião 0,2%. Moeda: rial omani.
Relações Exteriores – Organizações: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU. Embaixada: 2535, Belmont Road NW, Washington D.C. 20008, EUA.
Governo – Monarquia islâmica (sultanato). Div. administrativa: 3 governadorias. Chefe de Estado e de governo: sultão Qaboos bin Said (desde 1970). Partidos: não há. Legislativo: bicameral – Conselho Consultivo, com 83 membros; Conselho de Estado, com 57 membros. Constituição: não há; existe apenas um estatuto básico do Estado decretado pelo sultão em 1996.
No extremo leste da península Arábica, Omã tem posição estratégica, na entrada do golfo Pérsico. É o Estado independente mais antigo do Oriente Médio e adotava até poucos anos uma política de isolamento do resto do mundo. Seu relevo é variado, com montanhas, planícies salinas, desertos e praias inexploradas. A península de Musadem, separada do restante da nação pelos Emirados Árabes Unidos, domina a entrada do estreito de Ormuz. Apesar de suas reservas de petróleo e de gás natural não estarem entre as maiores do Oriente Médio, respondem por cerca de 75% das receitas de exportação do país. O governo investe na diversificação da economia, com destaque para a promoção do turismo. Grande número de omanis ainda vive da agricultura – a produção de tâmara é significativa – e da pesca.

Mascate, Capital de Omã |
Nashid as-Salaam as-Sultani, Hino de Omã
É a denominação em árabe do hino nacional de Omã. Ele foi adotado em 1970 pela 1ª constituição e alterado em 6 de novembro de 1996 a pedido do Sultão de Omã.Ele faz louvor ao Sultão logo na primeira linha. O interessante desse hino é que guarda ainda em si o velho processo do sultanato, aonde tudo gira em torno do sultão e dele depende, inclusive as ações do executivo, judiciário e legislativo. Pois nada é feito ou realizado sem sua autorização. É muito parecido com a monarquia absoluta. Logo em seguida faz um louvor ao Estado de Omã, com apóstrofes alusivas.
The Sultan's Anthem
Ya Rabbana Ehfid Lana Jalalat Al Sultan
Waashabi Fee Al'wtan
Bialeizy Walaman.
Walyadum Muoayadda,
Aahilan Momajjada;
Bilnufoosi Yuftda.
Walyadum Muoayadda,
Aahilan Momajjada;
Bilnufoosi Yuftda.
Ya Oman, Nahnoo Min Ahd Il Nabi
Awfiya Min K'ram Al Arabi.
Abshiry Qaboos Jaa
Faltubarakhu 'I Sama.
Waasidy Waltoq'hi Bilduoaa.
http://www.klimanaturali.org
http://www.geografiatotal.com.br