Batuque (Música)

Batuque (Música)

#Batuque (Música)

O termo batuque designa uma dança africana que consiste em uma roda da qual participam os músicos e espectadores, enquanto um ou vários solistas dançam ao centro. Também o termo samba é empregado para designá-la. Caracterizam-na requebros, sapateados, palmas e estalar de dedos, e um de seus elementos específicos é a umbigada para convidar um dos espectadores a substituir o dançarino solista.

Uma das expressões coreográficas mais antigas no Brasil, o batuque remonta ao século XVIII. Sua origem mais provável são as danças do Congo e de Angola, de onde foram transportadas para terras brasileiras.

A dança pode ser ou não acompanhada de cantos, mas o ritmo é sempre marcado por instrumentos de percussão. Com suas características originais, o batuque caiu em desuso, mas o termo subsiste como designação genérica de certos tipos de danças acompanhadas por forte instrumental de percussão. Às vezes, refere-se apenas a esse acompanhamento.

O batucajé seria, para alguns, o batuque sacro ou de intenção religiosa, dançado como parte do culto afro-brasileiro, tanto no candomblé baiano quanto na macumba carioca e fluminense. A rigor, não existe uma diferença entre batuque e batucajé, pois ambos têm as mesmas características coreográficas.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem