Sena Madureira, História e Geografia de Sena Madureira | Acre

Sena Madureira, História e Geografia de Sena Madureira | Acre

Sena Madureira

Sena Madureira é um município brasileiro do estado do Acre. Foi o primeiro município da Regional Purus, situa-se às margens do rio Iaco, tendo como principais afluentes os rios Macauã e Caeté. É o terceiro município mais populoso do estado e o segundo em extensão territorial.

Sena Madureira

História de Sena Madureira

A cidade foi fundada em 25 de setembro de 1904. Recebeu muitos migrantes, pricipalmente migrantes nordestinos. Durante os ciclos da borracha cidade se fortaleceu, tornou-se capital do Departamento do Alto Purús, chegando a ser um importante centro político de todo o Acre, até então, um território do Brasil.

Sena MadureiraAvenida Avelino Chaves, Sena Madureira - Acre

Geografia de Sena Madureira

Fica a cerca de 145 km da capital do Estado do Acre, pela Rodovia federal BR-364. Sendo hoje o pólo mais importante da Região do Alto Purus, e uma das principais cidades do Estado. Possui uma área de 25 296,70 km², equivalente a 16,62% da área total do Estado. Sua população em 2010 é de 37.854 habitantes, sendo que 62,39% estão localizados na zona urbana e 37,61% na zona rural, gerando uma densidade demográfica de 1,43 hab/km².

Sena Madureira
Brasão de Sena Madureira
Sena MadureiraBandeira de Sena Madureira
Limites

* Norte com o estado do Amazonas;
* Sul, com o município de Assis Brasil;
* Leste, com os municípios de Bujari, Rio Branco, Xapuri e Brasiléia;
* Oeste com o município de Manuel Urbano;
* Sudoeste, com o Peru.

Economia de Sena Madureira

As atividades econômicas do município estão baseadas na agricultura, pecuária, esse dois tornaram-se, com o passar dos anos, um dos principais motores da economia. A extração de madeira, castanha e borracha também continuam a ser importantes a cidade, mas não mais como antes. O aquecimento econômico vem do funcionalismo público, comércio e pequenas indústrias, setores estes que vêm crescendo acentuadamente. A cidade já dispõe de vários supermercados de grande porte como a Mercearia Júnior, Mercearia Nascimento, São Felipe, Stock e Supermercado Central; e de hotéis como Rio sena, Avenida e Central.

Educação de Sena Madureira

Na área educacional o município é assistido pelos sistemas Estadual e Municipal de Ensino, tanto na zona urbana quanto na rural, possui uma única escola de Ensino Médio que oferece apenas um curso (Formação Integral). Assim sendo existe uma grande carência da oferta de cursos técnicos para absorver a demanda que é formada pela Escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli.

Educação de Sena Madureira
P
opulação: 40.000
Área da unidade territorial (Km²): 23.751,268
Densidade demográfica (hab/Km²): 1,60
Gentílico: sena-madureirense

As expedições de destemidos nordestinos, para a exploração de seringais da região, deram-se por volta de 1861, chefiadas por Manoel Urbano da Encarnação e João Gabriel de Melo, próximo à foz do rio Chambuiaco, no alto Rio Purus, em território peruano. Enquanto Manoel Urbano da Encarnação explorou os seringais do Rio Purus João Gabriel explorava os rios Acre e Iaco, além de seus afluentes. Da jornada tomaram parte, no Rio Iaco, os cearenses Francisco Barbosa, Augusto Escócio e Benjamin Duarte Ponte Franco; no rio Macauã, Custódio Miguel dos Anjos e José Procópio e, no rio Caeté, João da Costa Gadelha e Manoel Trindade Corrêa.

Nos idos de 1878, intensificou-se o povoamento desses rios com a vinda de novos nordestinos, fugindo da seca e com isto incrementando a exploração de importantes riquezas regionais.

Após a celebração do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, o General Silveira de Meneses, cumprindo missão, chegou em 25 de setembro de 1904 às terras do seringal Santa Fé, às margens do rio Iaco, fundando ali a Cidade de Sena Madureira, sede também do Departamento do Alto Puruas, sendo designada Capital do Território do Acre. Em 1908, foram instaladas na cidade várias representações de órgãos.

Através de Decreto do Governo Federal, de 1º de outubro de 1920, Sena Madureira deixou de ser a Capital do Acre, transferida para Rio Branco.

Formação administrativa de Sena Madureira

Elevado à categoria de vila com a denominação de Sena Madureira, por ato do Prefeito de 25-09-1904.

Elevado à condição de sede no antigo distrito de departamento de Alto Purus, pelo decreto federal nº 5188, de 07-04-1904. Instalado em 25-09-1904.

Elevado à condição de cidade, pela resolução do preferido decreto nº 3, de 01-07-1912. Sob o mesmo decreto a sede do município teve sua denominação alterado de Altio Purus para Sena Madureira. Constituído de 5 distritos: Sena Madureira, São Bento, Iracoma, Granja e Mercês.


Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem