Belize | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos do Belize

Belize | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos do Belize

BELIZE, ASPECTOS GEOGRÁFICOS E SOCIOECONÔMICOS DO BELIZE

O Belize é um pequeno país da América Central, limitado a norte pelo México, a leste pelo Golfo de Honduras e a sul e a oeste pela Guatemala. Capital: Belmopan. Até 1973, o território era designado por Honduras Britânicas. O norte de Belize consiste principalmente de planícies costeiras planas e pantanosas, densamente florestadas em alguns lugares. Para o sul se encontra a corrente montanhosa baixa das Montanhas Maia, das quais o ponto mais alto em Belize é o Pico Victoria a 1.160 metros de altura. Belize se encontra localizada entre os rios Fundo e Sarstoon, com o Rio de Belize fluindo no centro do país. Ao longo de toda a costa caribenha se encontram recifes de coral. Belize é o lar da barreira de coral mais longa do hemisfério 

Geografia: Área: 22.965 km². Hora local: -3h. Clima: tropical chuvoso. Capital: Belmopan. Cidades: Belize City (49.050), Orange Walk (13.483), San Ignacio (13.260), Dangriga (8.814), Belmopan (8.130), Corozal (7.888) (2017).

População: 295 mil (2017); nacionalidade: belizenha; composição: afro-americanos 44%, crioulos 30%, maias 11%, garifunas 7%, europeus meridionais 4%, indianos 3,5%, outros 0,5%. Idiomas: inglês (oficial), inglês dialetal, alemão dialetal, espanhol, garifuna, maia. Religião: cristianismo 90,8% (católicos 56,8%, protestantes 16,4%, sem filiação 9%, outros 8,7%), bahaísmo 2,9%, hinduísmo 2,3%, outras 3,2%, sem religião 0,8% .

Relações Exteriores: Organizações: Banco Mundial, Caricom, Comunidade Britânica, FMI, OEA, OMC, ONU. Embaixada: 2535, Massachusetts Avenue NW, Washington D.C. 20008, EUA; e-mail: belize@oas.org, site na internet: www.embassyofbelize.org.

Governo: Monarquia parlamentarista. Div. administrativa: 6 distritos. Partidos: Unido do Povo (PUP), Democrático Unido (UDP). Legislativo: bicameral – Senado, com 8 membros; Casa dos Representantes, com 29 membros. Constituição: 1981.

Situado em estreita área da península de Yucatán, entre Guatemala e México, Belize é o único país da América Central continental colonizado por ingleses. Até 1973, denominava-se Honduras Britânica. Próximo a seu litoral, banhado pelo mar do Caribe, situa-se uma das maiores barreiras de coral do planeta. Os crioulos, descendentes de africanos, e os mestiços de indígenas e europeus são maioria na população, constituída ainda por índios maias e garifunas, asiáticos e europeus de várias origens. A agricultura é o principal setor da economia, com destaque para o cultivo de cítricos, cana-de-açúcar e banana. Um conflito de fronteira com a Guatemala tem prejudicado a entrada de capitais e o turismo.

Bandeira de BelizeHistória do Belize

Antes da chegada dos espanhóis, em 1502, a região é habitada por indígenas maias. A colonização inglesa tem início no século XVIII, após a assinatura de tratados com o governo espanhol, e a nação torna-se colônia britânica em 1862. A Constituição de 1954 conduz a eleições gerais, que dão vitória ao Partido Unido do Povo (PUP), que se mantém no poder por 30 anos, até ser derrotado pelo Partido Democrático Unido (UDP), em 1984. O país declara-se Estado independente associado à Comunidade Britânica em 1981.
Belmopan, Capital de Belize
Belmopan, Capital do Belize

Litígio com a Guatemala

As fronteiras com a Guatemala são delimitadas por um tratado de 1859, mas a disputa arrasta-se por todo o século XX. O país vizinho reivindica parte do território de Belize. A mediação dos Estados Unidos (EUA) é rejeitada em 1968 pela Guatemala e pelo Reino Unido, que nos anos 1970 envia tropas para proteger Belize da ameaça de invasão. Em 1990, o país condiciona a redução de seus limites marítimos ao reconhecimento de sua soberania por parte dos guatemaltecos. A Guatemala reconhece a independência de Belize apenas no ano seguinte e, em 1994, reafirma sua pretensão territorial. Em 2000, os dois países firmam acordo para o patrulhamento conjunto da fronteira.

Em 2002, Belize e Guatemala chegam a um acordo sobre as fronteiras, mas o texto ainda deve passar por referendo nos dois países. Nas eleições de março de 2003, o governista PUP obtém 22 das 29 cadeiras da Casa dos Representantes. A Justiça da Comunidade Britânica rejeita, em janeiro de 2004, ação de ambientalistas contra a construção da represa de Chalillo.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem