Costa Rica | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos da Costa Rica

Costa Rica | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos da Costa Rica

Costa Rica, Aspectos Geográficos e Socioeconômicos da Costa RicaA Costa Rica é um país da América Central situado numa das zonas mais estreitas do subcontinente. O terreno é constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sueste, as Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a de nordeste e o largo vale do rio Tempisque, a noroeste. As montanhas estão semeadas de vulcões, alguns dos quais ativos, e atingem a máxima altitude no Cerro Chirripó, com 3 810 m. A capital, San José, é a maior cidade do país e situa-se na zona das cordilheiras. Outras cidades importantes são Alajuela, próxima de San José, Puntarenas, na costa do oceano Pacífico e Limón, na costa caribenha. 

Geeografia: Área: 51.100 km². Hora local: -3h. Clima: equatorial (litoral) e equatorial de altitude (interior). Capital: San José. Cidades: San José (370.000), Alajuela (250.00), Cartago (150.000) (2017).

População: 4,8 milhões (2017); nacionalidade: costarriquenha ou costarriquense; composição: europeus ibéricos e eurameríndios 96%, afro-americanos 2%, ameríndios 1%, outros 1%. Idioma: espanhol (principal). Religião: cristianismo 96,6% (católicos 91%, outros 13,2% - dupla filiação 7,6%), outras 1,8%, sem religião e ateísmo 1,7%.

Relações Exteriores: Organizações: Banco Mundial, FMI, Grupo do Rio, OEA, OMC, ONU. Embaixada: Tel. (61) 328-2219, fax (61) 328-2243 – Brasília (DF); e-mail: embrica@solar.com.br.

Governo: República presidencialista. Div. administrativa: 7 províncias subdivididas em cantões. Partidos: Unidade Social Cristã (Pusc), de Libertação Nacional (PLN), Ação Cidadã (PAC), Movimento Libertário (PML). Legislativo: unicameral – Assembleia Legislativa, com 57 membros. Constituição: 1949.

A Costa Rica, localizada na América Central, destaca-se na região pela estabilidade política e pela inexistência de Forças Armadas, substituídas há mais de 50 anos por uma guarda civil. O país tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado. Uma cadeia de montanhas e vulcões corta seu território de norte a sul. No centro dessa cordilheira existe um altiplano, a Meseta Central, onde se localizam as principais cidades e vivem mais de 50% dos habitantes – a maioria descendente de espanhóis. A nação possui duas planícies costeiras, uma banhada pelo oceano Pacífico, rochosa e recortada, outra pelo mar do Caribe, retilínea, com praias de areia fina e sujeita à ação de furacões. Os parques nacionais ocupam 11% da área do país. Os vulcões ativos – entre eles o Arenal, que tem erupção várias vezes ao dia – estimulam o turismo, a principal atividade econômica, ao lado da produção de banana e café.

Bandeira da Costa RicaHistória da Costa Rica

As pequenas tribos que habitavam a região onde hoje está a Costa Rica são dizimadas pelos espanhóis após a chegada de Cristóvão Colombo, em 1502. Administrada como parte da Capitania Geral da Guatemala, a nação torna-se independente da Espanha em 1821, unindo-se ao México. Integra a Federação Centro-Americana de 1823 a 1838, quando passa a ser República independente. As condições particulares da Costa Rica – escassa população indígena e poucos recursos minerais – fazem dela uma nação majoritariamente branca e sem aristocracia agrária. No século XIX, os camponeses prosperam com o cultivo de café e, depois, banana. As primeiras eleições presidenciais efetivamente democráticas na América Central realizam-se na Costa Rica, em 1889.

San José, Capital da Costa Rica

Abolição do Exército

A eleição de Julio Acosta García, em 1920, inaugura um período de estabilidade política, e a Costa Rica conquista a reputação de país democrático. É o primeiro do continente a declarar guerra à Alemanha na II Guerra Mundial, em 1941. A anulação das eleições de 1948, vencidas por Otilio Ulate, provoca uma breve guerra civil, vencida pelas forças comandadas pelo socialista José Figuéres Ferrer, conhecido como dom Pepe. Sua vitória leva à elaboração de uma nova Constituição, à abolição do Exército e à posse de Ulate, em 1949. Ferrer domina a política por décadas e exerce dois mandatos presidenciais pelo Partido de Libertação Nacional (PLN), de 1953 a 1958 e de 1970 a 1974. Sob sua liderança, o país nacionaliza os bancos, estabelece um eficiente sistema de previdência social e aumenta os impostos sobre os lucros da empresa norte-americana United Fruit, que controla o setor de banana. A erupção do vulcão Irazu, em 1963, traz grande devastação. Em 1973, um terremoto destrói vários povoados nas regiões da costa do Pacífico.

Conflitos regionais 

Nos anos 1970 e 1980, a estabilidade faz da Costa Rica uma exceção entre os conflitos e as ditaduras que tomam a América Central. Em 1982, o presidente Luis Alberto Monge enfrenta situação mais delicada, em virtude de complicações nas relações com a Nicarágua, governada pelos sandinistas. Entre 1980 e 1996, a Costa Rica recebe cerca de meio milhão de refugiados dos países vizinhos – nicaragüenses, em sua maioria –, que se tornam alvo de deportação e discriminação. O presidente Oscar Arias, eleito em 1986 pelo PLN, propõe um acordo de paz regional, aprovado em 1987 por El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua. No mesmo ano, Arias ganha o Prêmio Nobel da Paz.

Crise econômica

A queda internacional dos preços da banana e do café – os principais produtos de exportação da Costa Rica – coloca o país em crise, e o oposicionista Rafael Angel Calderón, do Partido Unidade Social Cristã (Pusc), chega à Presidência em 1990. Ele impõe medidas austeras, enfrentando greves e protestos. O presidente social-democrata José Figuéres (filho de dom Pepe), eleito em 1994, prossegue com uma política de austeridade e combate o déficit fiscal com corte de gastos estatais, demissão de funcionários e redução das pensões. As eleições presidenciais de 1998 dão vitória novamente ao candidato da oposição, Miguel Ángel Rodríguez, do Pusc. Rodríguez busca ampliar o parque industrial e transformar a Costa Rica em centro produtor de equipamentos para informática na região.

Em 2002, o governista Abel Pacheco (Pusc) é eleito presidente. O Pusc elege 19 parlamentares para a Assembleia Legislativa e o PLN, 17. O recém-fundado Partido Ação Cidadã (PAC), de centro, conquista 14 cadeiras. O país passa por crise política entre maio e junho de 2003, com greves de trabalhadores contra as privatizações e cortes nas aposentadorias.

Corrupção

Em outubro de 2004, estouram escândalos que envolvem os três últimos ex-presidentes. Miguel Ángel Rodríguez reconhece haver recebido 140 mil dólares de um executivo da multinacional francesa Alcatel, mas alega que se tratou de empréstimo pessoal. Rodríguez renuncia ao posto de secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e é detido. Rafael Calderón também é preso, acusado de obter uma comissão ilegal quando era presidente. José Figuéres admite o recebimento de mais de 900 mil dólares da Alcatel, segundo ele por serviços de consultoria prestados após a saída da Presidência.

Fonte: Geografia Total
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem