Totalitarismo, Regime Político não Democrático

Totalitarismo, Regime Político não Democrático

Totalitarismo, Regime Político não DemocráticoO Totalitarismo é um regime político não democrático no qual o poder absoluto do Estado se concentra numa só pessoa ou partido. O ditador italiano Benito Mussolini cria o termo totalitário no início de 1920, para descrever o novo Estado fascista da Itália em oposição ao liberalismo do século XIX. Nada contra o Estado, nada sem o Estado, nada fora do Estado: assim Mussolini refere-se ao regime. Ele considera o Estado como suprema e absoluta razão de ser das pessoas e da sociedade.

Com a implantação do totalitarismo, o Estado monopoliza os meios de comunicação (rádio, televisão, imprensa e editoras) e dá origem à propaganda política para exprimir a verdade oficial e torná-la unânime. O grupo ou pessoa que discorda dessa verdade é um inimigo objetivo e tende a ser isolado, punido ou até eliminado. A escolha do inimigo é sempre arbitrária. A censura e o regime de partido único são indispensáveis para que não haja verdades diferentes da proclamada oficialmente. As pessoas são obrigadas a participar de manifestações políticas, sem o direito de divergir de certos princípios básicos.

Além do fascismo italiano, também se caracterizam como regimes totalitários o nazismo e o stalinismo. Alguns historiadores consideram totalitários o franquismo, implantado na Espanha pelo general Francisco Franco, e o salazarismo, por António de Oliveira Salazar em Portugal.

http://www-storia.blogspot.com.br/ 
Postagem Anterior Próxima Postagem