Abeto, Árvore da Classe da Coníferas

Abeto, Árvore da Classe da Coníferas

Abeto, Árvore da Classe da ConíferasO abeto pertence à classe das coníferas e à família das abietáceas. Entre as diversas espécies, as mais comuns são o abeto-branco ou abeto-do-canadá (Abies alba), muito frequente na Europa central; o abeto-da-costa americano (A. grandis), que chega a medir noventa metros de altura, e o A. pinsapo, nativo do norte da África e do sul da Espanha.

A silhueta cônica e a intensa coloração verde-escura do abeto se destacam nos bosques de coníferas, característicos das regiões frias e montanhosas.

Da mesma forma que as demais coníferas, o abeto tem os órgãos reprodutores agrupados em pinhas, formações lenhosas semelhantes às dos pinheiros, mais alongadas do que estas e colocadas em posição ereta em relação ao galho. As folhas têm forma de agulha e não são caducas. As sementes apresentam um prolongamento semelhante a uma asa, o que facilita sua dispersão pelo vento.

Os abetos formam extensos bosques em todo o hemisfério norte, da América ao Himalaia, passando pelos países nórdicos e centrais da Europa. Sua madeira é macia, o que a torna adequada para a lavra, e muito empregada na fabricação de pasta de papel. Em alguns países os abetos são cultivados como plantas ornamentais.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem