Altamira | História e Geografia da Cidade de Altamira no Estado do Pará

Altamira | História e Geografia da Cidade de Altamira no Estado do Pará



A cidade de Altamira está situada em plena selva Amazônica paraense, a 740km de Belém e 458km de Marabá, a 110m de altitude, o município tem seu vasto território cortado de norte a sul pelo rio Xingu, que domina sua zona fisiográfica. Com uma área de 159.695,938 km², ultrapassando vários países como Portugal, Islândia, Irlanda, Suíça, entre outros. Fica a uma altitude de 109 metros, latitude 03º12'12" sul e longitude 52º12'23" oeste. Sua população estimada em 2010 era de 105 030 habitantes

Com uma área quase idêntica à do estado do Acre ou aproximadamente metade da ocupada pela Itália, o município paraense de Altamira é o segundo do Brasil em extensão territorial (o maior é Itaituba, também no Pará).

ALTAMIRA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA CIDADE DE ALTAMIRA - PARÁ
ALTAMIRA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA CIDADE DE ALTAMIRA - PARÁ

A cidade teve origem nas missões dos jesuítas, na primeira metade do século XVIII. Altamira integrava o gigantesco município de Souzel, do qual foi desmembrado em 27 de setembro de 1917, passando a chamar-se Xingu, com sede na cidade de Altamira. Em 31 de março de 1938 mudou-se o topônimo do município para Altamira.

A exploração de ouro, nas proximidades da cidade, teve acentuado desenvolvimento, mas entrou em decadência no começo do século XX. A agricultura (arroz, cacau, feijão, milho, pimenta-do-reino) e a extração de borracha e castanha-do-pará são as principais atividades econômicas do município.


http://www.klimanaturali.org
http://www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem