Pimenta, Arbustos com Frutos Picantes

Pimenta, Arbustos com Frutos Picantes


Os pequenos frutos da pimenta, em geral picantes, estimulam as funções digestivas e apresentam sabor peculiar, pelo que são usados como condimento e na produção de conservas.

Dá-se o nome de pimenta, ou pimenteira, a grande número de arbustos nativos das regiões tropicais da América Latina, que passaram a ser cultivados na Europa e na Ásia somente após os grandes descobrimentos marítimos. As pimentas mais comuns no Brasil pertencem à família das solanáceas -- a mesma do jiló, da berinjela e do tomate -- e estão classificadas no gênero Capsicum, como o pimentão. São elas: a malagueta (Capsicum frutescens), a dedo-de-moça ou chifre-de-veado (Capsicum baccatum), a cumari ou passarinho (Capsicum praetermissum), a pimenta-de-cheiro (Capsicum chinensis) e a pimenta-de-macaco (Capsicum microcarpum). A esse grupo se contrapõe o das pimentas-doces, quase todas variedades hortícolas do pimentão.

Todas as espécies de pimenta propagam-se por sementes e são plantadas no Brasil, de preferência, no início da primavera. Inicia-se a frutificação, em média, entre 100 e 120 dias após o plantio. Ao fim da colheita, as plantas continuam a vegetar e voltam mais tarde a produzir. A safra do primeiro ano em geral é a mais abundante. A progressiva diminuição da quantidade de frutos leva à plantação de novos pés.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem