Pimentão (Capsicum annuum)

Pimentão (Capsicum annuum)

#Pimentão (Capsicum annuum)

O alto teor de vitamina C encontrado em cem gramas de pimentão fresco - de 100 a 140mg - destaca-se quando comparado ao de cítricos como o limão e a laranja, que fornecem aproximadamente a metade.

O pimentão (Capsicum annuum) pertence à mesma família  - a das solanáceas - e ao mesmo gênero das pimentas sul-americanas. Cultivado no Brasil, é um arbusto anual que cresce cerca de um metro. Em estado silvestre, foi encontrado na área compreendida entre o norte do Chile e o México. Conforme a aparência dos frutos, as numerosas variedades hortícolas enquadram-se em três padrões: o pimentão cônico (ou cascadura), o quadrado e o amarelo.

O pimentão propaga-se por sementes e seu plantio ocorre de agosto a outubro, nas regiões mais frias, ou durante o ano todo, em áreas de clima quente. É suscetível ao ataque de viroses e fungos e exige regas diárias e solo bem adubado para começar a frutificar, o que ocorre entre 100 e 120 dias após a semeadura. A colheita se prolonga, em geral, por mais três ou quatro meses. O pimentão vermelho, que amadurece no pé, é usado no preparo de picles; desidratado e moído, pode ser transformado em páprica, condimento típico da cozinha húngara e muito apreciado para temperar molhos.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem