Rio Escalda na Europa

Rio Escalda na Europa

Rio Escalda na Europa
Rio Escalda em Tournai - Bélgica
O Rio Escalda (Scheldt em holandês, Escaut em francês) nasce em Aisne, na França, a cem metros de altitude, e deságua na costa holandesa do mar do Norte, num estuário de dois braços que contorna as ilhas de Noord, Zuidbeveland e Walcheren. O rio, seus canais e afluentes navegáveis servem de via de transporte para uma vasta região que inclui as planícies agrícolas de Flandres, o parque industrial têxtil da Bélgica, a zona carvoeira da França e o complexo industrial de Lille-Roubaix-Tourcoing. O curso superior do rio é canalizado e ele possui 200km navegáveis na Bélgica e sessenta quilômetros na França.

Atravessando terras da França, Bélgica e Holanda (Países Baixos), numa extensão de 435km, o Escalda banha uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. Em suas margens situam-se as cidades francesas de Cambrai e Valenciennes e, na Bélgica, Tournai, Oudenaarde, Ghent e o porto internacional de Antuérpia.

A região da bacia do Escalda tem pluviosidade média de 700-725mm e cheias moderadas no verão. Nas embocaduras, a maré avança além de 170km, facilitada pelo estuário e pelo mínimo declive do leito. As margens são baixas, o que obriga à construção de diques laterais para conter inundações.

Seus principais afluentes são os rios Sensé, Condé, Scarpa, Lys, Dendre e Rupel. O Escalda é a mais importante via fluvial da Bélgica central e o ponto de ligação com a região comercial do mar do Norte.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem