Rio Tejo, Rio da Espanha e Portugal

Rio Tejo, Rio da Espanha e Portugal

Rio Tejo, Rio da Espanha e Portugal
Rio Tejo
O Tejo (em espanhol, Tajo) nasce na serra de Albarracín, a 1.600m de altitude, no leste da Espanha e atravessa a região central do país no sentido sudoeste. Percorre 1.007km (dos quais 280km em Portugal, incluindo o trecho de 47km comum aos dois países) e sua bacia ocupa uma superfície de 81.600km2.

Toledo e Alcântara, na Espanha, e Santarém e Lisboa, em Portugal, são algumas das belas cidades banhadas pelo Tejo, o mais extenso rio da península ibérica.

No curso superior, atravessa a bacia terciária de Castela Nova e, no baixo curso, a bacia também terciária do Ribatejo, em Portugal. Depois de banhar cidades como Aranjuez, Talavera de la Reina, Vila Velha de Rodão, Abrantes e Vila Franca de Xira, atinge o Atlântico em São Julião da Barra, num largo estuário na região de Lisboa. Sua rede de afluentes é assimétrica: os da margem direita (Jarama, Alberche, Tiétar, Alagon, Zêzere, por exemplo), que descem das cadeias centrais da meseta ibérica, na Espanha, e da serra da Estrela, em Portugal, são mais extensos e torrenciais que os da margem esquerda (Guadiela, Algodor, Ibor, Almonte e Salor), alguns dos quais foram capturados pelo Guadiana, nas imediações dos montes de Toledo.

O Tejo percorre profundos desfiladeiros, aproveitados para a produção de energia elétrica. Em Alcântara, uma barragem formou o maior lago artificial da Europa ocidental. Na região montanhosa da bacia do Tejo, florestas de coníferas sustentam a indústria madeireira. Ao longo do rio desenvolvem-se atividades ligadas à pesca e à extração de sal, além da agricultura. Cerca de um terço da área cultivada é dedicada aos cereais e por toda parte crescem oliveiras e videiras. Na Extremadura, no oeste da Espanha, carvalhos e sobreiros quebram a monotonia de uma paisagem ondulada e rochosa. A fauna à margem do rio é abundante e variada, com espécies européias e do norte da África.

Geografia Total
Postagem Anterior Próxima Postagem