Barnabitas

Barnabitas 

#Barnabitas

Apesar de relativamente poucos, os barnabitas já deram à Igreja Católica numerosos bispos e cardeais, como também sábios e santos. Dedicam-se especialmente à catequese e a obras de assistência social em hospitais e prisões.

Por barnabitas são conhecidos os membros da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, fundada em 1530 por santo Antônio Maria Zacarias. O nome popular advém do fato de seus padres oficiarem na igreja de São Barnabé, em Milão; o nome oficial, da devoção do fundador por São Paulo.

Em 1579, mediante um breve do papa Gregório XIII, foram aprovadas as constituições definitivas da ordem. Apoiando-se nas decisões do Concílio de Trento (1545-1563), os barnabitas dedicaram-se à reforma do clero e dos fiéis em geral, e a partir de 1605 orientaram seus esforços também para a educação de jovens.

Foi ainda no século XVII que a ordem começou a se espalhar por outros países. Os primeiros barnabitas desembarcaram no Brasil em 1903. Entre seus estabelecimentos destacam-se a basílica de Nossa Senhora de Nazaré, no Pará, célebre por seu "círio" ou procissão de velas, e o Colégio Santo Antônio Maria Zacarias, no Rio de Janeiro.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem