Beisebol, Regras, Origens e Evolução do Beisebol

Beisebol, Regras, Origens e Evolução do Beisebol   

Beisebol, Regras, Origens e Evolução do Beisebol   Jogo disputado entre duas equipes de nove jogadores, que se revezam no ataque e na defesa, o beisebol (baseball) é basicamente uma disputa de território, no caso as bases, que cada equipe atacante tenta ocupar. É disputado em nove rodadas (innings). Ocorre a troca quando o defensor elimina três rebatedores. O time que defende entra com nove jogadores, e o que ataca começa com apenas um.

Esporte nacional dos Estados Unidos e de vários países do Caribe, principalmente Cuba e República Dominicana, o beisebol lota os estádios.

Regras do BeisebolO campo do jogo é um quadrado de 27,43m de lado (em inglês diamond), onde se localizam quatro bases e, por trás delas, uma área livre de tamanho variável. A bola, de cortiça e borracha, é recoberta de couro e não deve pesar mais de 149g nem ter mais de 23cm de circunferência. O bastão é de madeira muito dura e de comprimento não superior a 1,07m. Os jogadores protegem uma das mãos com uma luva de couro grosso e usam sapatos ferrados, para não escorregar. O jogador encarregado de defender as bolas (catcher) protege-se também com máscara, couraça e caneleiras.

Regras do Beisebol

Os atacantes entram em campo um a um, em ordem preestabelecida, para tentar rebater com um bastão as bolas lançadas pelo arremessador adversário (pitcher). Atrás dele, na base principal (home base) fica um catcher, encarregado de receber as bolas que não forem rebatidas. Ao apanhar três bolas boas (strike) -- as que passam entre o ombro e o joelho do rebatedor -- o catcher elimina o atacante. Se o rebatedor atingir a bola com o bastão, corre para conquistar as bases, pela ordem e no sentido anti-horário, até voltar à home base. Se não houver tempo para isso, para numa das bases intermediárias e outro rebatedor ocupa seu lugar. A jogada mais difícil consiste em rebater a bola para fora do campo de jogo e percorrer as quatro bases de uma só vez (home run). Os pontos são marcados quando um atacante consegue percorrer as quatro bases sem ser eliminado.

Caso o rebatedor consiga acertar a bola e começar a percorrer as bases, só será eliminado se um adversário conseguir encostar-lhe a bola, antes que ele chegue a uma das bases. Os defensores (outfielders) distribuem-se no campo, fora do quadrado formado pelas bases, para tentar interceptar as bolas rebatidas rapidamente e lançá-las para os defensores das bases para onde o atacante está se dirigindo, de forma a poder eliminá-lo.

As regras oficiais, em vigor desde 1920 sem modificações importantes, aplicam-se internacionalmente. Os jogos são supervisionados por um ou mais juízes, que decidem se as bolas arremessadas para o apanhador passaram dentro ou fora da zona de rebate, se as bolas rebatidas caíram dentro ou fora do campo de jogo, se o rebatedor que corre para a base seguinte foi eliminado por uma bola atirada ou se por toque do adversário, ou se o rebatedor tem direito à base que conquistou.

Origens e evolução do BeisebolO beisebol pertence ao grupo numeroso de esportes que derivam do impulso primitivo de golpear um fragmento de pedra com um pedaço de pau. Em 1908, uma comissão americana formada para esclarecer as origens do beisebol, concluiu que o esporte fora inventado por Abner Doubleday, com base num jogo infantil, o one old cat. Mas em 1939, Robert Henderson comprovou a origem inglesa, derivada do rounders.

#Beisebol

O sistematizador do esporte foi o americano Alexander Joy Cartwright, que fixou em nove o número de innings e de jogadores por equipe. O primeiro clube, o Knickerbocker Baseball Club, foi fundado em Nova York, em 1845. Em 1871, surgiu a Associação Nacional dos Jogadores de Beisebol Profissional dos Estados Unidos, e a partir de então o esporte desenvolveu-se e chegou a outros países.

Os melhores jogadores dos Estados Unidos são profissionais vinculados a clubes poderosos; alguns recebem altos salários e são aclamados como heróis nacionais. Existem naquele país duas grandes ligas, a Americana e a Nacional, cada uma formada por doze equipes, separadas em duas divisões (leste e oeste). A temporada dura de abril a outubro e a seu final os campeões de cada liga se enfrentam na chamada world series (série mundial). Fora dos Estados Unidos, Cuba e República Dominicana, onde é esporte nacional, o beisebol tem grande popularidade no México, Canadá, Venezuela, Austrália e Japão. No Brasil começou a ser praticado na década de 1950, quase exclusivamente em São Paulo, por membros da colônia japonesa.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem