Pentatlo Moderno

Praticado na antiguidade, com o objetivo de selecionar o atleta padrão, o pentatlo constava de corrida, salto, lançamento do disco e do dardo e luta livre. Em 1912, o conjunto de provas foi incorporado às olimpíadas, por ocasião dos jogos de Estocolmo.
Versão moderna - A fórmula atual reúne os seguintes esportes e provas: hipismo (prova a cavalo de 600m com 15 obstáculos de 1,14m de altura no máximo), esgrima (assaltos de três minutos a espada), tiro ao alvo (pistola de calibre 22), natação (300m nado livre contra o relógio) e corrida rústica (4.000m). As competições são realizadas em quatro dias. No Brasil, a prática dessa modalidade de esporte, bastante difundida na Europa, restringe-se aos meios militares e a federação encarregada de seu controle tem sede na Escola de Educação Física do Exército.
Disputado individualmente e por equipes, o pentatlo moderno tem como competições supremas os campeonatos mundiais, mas é nos Jogos Olímpicos que alcança maior significação. Em 1948, fundou-se a União Internacional de Pentatlo Moderno, que substituiu, na direção do esporte, a Comissão Internacional do Pentatlo Moderno Olímpico, criada pelo Comitê Olímpico Internacional.
www.klimanaturali.org