Pentatlo Moderno

Pentatlo Moderno

Pentatlo ModernoPentatlo é um conjunto de cinco provas esportivas, cujo vencedor é proclamado após a contagem dos pontos que obteve em cada uma delas, atribuídos em conformidade com os regulamentos internacionais. Ao reiniciar-se a disputa dos Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, cogitou-se de fazer o pentatlo ressurgir, nos moldes clássicos, durante os Jogos de 1906, em Atenas, mas a ideia só se concretizou em 1912. A luta livre foi substituída pela corrida de 1.500m e, paralelamente, foram criados dois conjuntos de provas distintos: o decatlo, composto de dez atividades escolhidas entre as que integram o atletismo, e o pentatlo moderno. Com o passar dos anos, firmou-se o pentatlo militar, nos moldes do moderno, com adaptações ao ambiente das forças armadas.

Praticado na antiguidade, com o objetivo de selecionar o atleta padrão, o pentatlo constava de corrida, salto, lançamento do disco e do dardo e luta livre. Em 1912, o conjunto de provas foi incorporado às olimpíadas, por ocasião dos jogos de Estocolmo.

Versão moderna A fórmula atual reúne os seguintes esportes e provas: hipismo (prova a cavalo de 600m com 15 obstáculos de 1,14m de altura no máximo), esgrima (assaltos de três minutos a espada), tiro ao alvo (pistola de calibre 22), natação (300m nado livre contra o relógio) e corrida rústica (4.000m). As competições são realizadas em quatro dias. No Brasil, a prática dessa modalidade de esporte, bastante difundida na Europa, restringe-se aos meios militares e a federação encarregada de seu controle tem sede na Escola de Educação Física do Exército.

Disputado individualmente e por equipes, o pentatlo moderno tem como competições supremas os campeonatos mundiais, mas é nos Jogos Olímpicos que alcança maior significação. Em 1948, fundou-se a União Internacional de Pentatlo Moderno, que substituiu, na direção do esporte, a Comissão Internacional do Pentatlo Moderno Olímpico, criada pelo Comitê Olímpico Internacional.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem