Concretismo - Movimento de Vanguarda na Música Erudita e nas Artes Plásticas

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Concretismo - Movimento de Vanguarda na Música Erudita e nas Artes Plásticas

#Concretismo - Movimento de Vanguarda na Música Erudita e nas Artes PlásticasMovimento de vanguarda na música erudita e nas artes plásticas que surge na Europa nos anos 50. Na literatura, a primeira manifestação oficial se dá no Brasil, com o Grupo Noigandres. O movimento defende a elaboração formal precisa e rejeita o expressionismo, o acaso e a abstração lírica e aleatória. Não há intimismo nas obras, elaboradas a partir de um princípio construtivo rigoroso. A ideia é que forma e conteúdo sejam uma só inseparável realidade. Cria-se aqui uma nova linguagem que aproxima a poesia do design.

Na década de 60, poetas e músicos envolvem-se crescentemente com as temáticas sociais, sem abandonar contudo o esmero e a criatividade artística, atendendo a máxima do poeta russo futurista Vladímir Maiakóvski de que não há arte revolucionária sem forma revolucionária.

Artes Plásticas – O movimento surge oficialmente no cenário artístico internacional em 1954, quando começam a funcionar regularmente os cursos da Escola Superior da Forma em Ulm, na Alemanha, que se propunha como continuação da Bauhaus. Baseia-se na produção e na teoria de vários artistas ligados ao abstracionismo geométrico, sobretudo do suíço Max Bill. Eles exigem racionalidade, desfazem a distinção entre figura e fundo e enfatizam a linguagem do design. Usam régua para conceber as pinturas. As esculturas têm formas geométricas.

Pop Art – Nos anos 60, o concretismo e as tendências do abstracionismo geométrico originam a op art (arte óptica), uma arte abstrata em que efeitos óticos confundem forma e fundo e distorcem a profundidade. Muitas obras são criadas em preto-e-branco. Várias dependem da luz ambiente e de movimento para produzir os efeitos pretendidos. O nome mais significativo é o do húngaro radicado na França, Victor Vasarely (1908-1997).

Literatura – Nascida oficialmente no Brasil, com a obra dos poetas Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, fundadores do Grupo Noigandres que estabelece contato também com o poeta alemão Eugen Gomringer, a poesia concreta alcança expressão também em outros países europeus, no Japão e nos Estados Unidos (EUA). Caracteriza-se não apenas pelo abandono do verso em favor da visualidade gráfica, mas também pela crítica à temática pseudo-lírica e à técnica verborrágica do intimismo pós-parnasiano. Explora o som e a disposição das letras no papel, em busca de efeito gráfico, eliminando a direção tradicional de leitura. Na composição do texto, podem ser usados vários tipos de letra. Eventualmente a impressão é feita em cores. Entre os precursores da poesia concreta estão os poetas franceses Guillaume Apollinaire (1880-1918), Stéphane Mallarmé, o norte-americano Ezra Pound, os futuristas e os dadaístas. No Brasil, os concretistas promovem um resgate das obras do romântico maranhense Souzândrade e do modernista Oswald de Andrade.

Música – O concretismo na música aparece em 1948, com Pierre Schaeffer, (1910-1995). As composições são criadas com base nas sucessivas montagens de fitas com sons do cotidiano, como vassouras em fricção no chão, água escorrendo da torneira, barulhos de rua. No início, o concretismo na música tem caráter aleatório. Depois, adota os critérios rígidos que marcam o movimento nas artes plásticas e na poesia. O resultado é a música eletrônica desenvolvida na Alemanha.

Concretismo no Brasil – O concretismo nas artes plásticas ganha força após a exposição das obras de Max Bill, vencedor da 1ª Bienal de Artes de São Paulo, em 1951, e do lançamento do manifesto Ruptura no ano seguinte. O líder do movimento é Waldemar Cordeiro (1925-1973). Fazem parte do grupo inicial Geraldo de Barros (1923-1998) e Luís Sacilotto (1924-), que também antecipam características da op art.

Na literatura, o primeiro número da revista Noigandres, em 1953, marca a união dos criadores da literatura concreta – Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Mas só na segunda edição, em 1955, é que se publica o primeiro poema integralmente concreto, Poetamenos, de Augusto de Campos, feito em 1953. Na década de 60, realizam-se experimentações formais com palavras ligadas a problemas sociais. Poetas concretos resgatam as obras de escritores esquecidos, como é o caso de Sousândrade (1832-1902), e realizam um extenso trabalho de tradução como recriação poética. Exercem também influência sobre compositores ligados ao tropicalismo. O concretismo na música é bem recebido no país, mas na época não há estúdio que faça esse tipo de composição.

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