Açafrão (Crocus sativus)

Açafrão (Crocus sativus)

Açafrão (Crocus sativus)Açafrão (Crocus sativus) é uma planta herbácea da família das iridáceas. De seu bulbo - talo subterrâneo no qual se acumulam óleos e substâncias nutritivas - nascem diretamente as flores de pétalas violáceas, cuja parte inferior tem forma de funil. Os estigmas são pequenos filamentos que compõem o pistilo, ou órgão reprodutor feminino. De coloração avermelhada, aparecem na proporção de três para cada flor. Essa é a parte da planta que se utiliza como especiaria.

A flor do açafrão, cujos estigmas são usados desde a antiguidade na fabricação de perfumes, tinturas e condimentos, constituiu importante fonte de riqueza durante a Idade Média.

De origem oriental, a planta era utilizada como matéria-prima de perfumes na antiga Grécia e na Roma imperial. Seu cultivo foi introduzido na Espanha no século X, de onde migrou para os demais países mediterrâneos.

Para que o cultivo do açafrão se dê em condições satisfatórias, o solo deve ser poroso e bem ventilado e a temperatura, amena. A coleta das flores se realiza no outono, ocasião em que os estigmas são separados e torrados. A obtenção de meio quilo de açafrão demanda setenta mil a oitenta mil flores, o que determina seu alto custo. O plantio do açafrão é generalizado na Espanha, França, Itália e Irã.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem