Anhuma, Ave da Família dos Fenicopterídeos

Anhuma, Ave da Família dos Fenicopterídeos

Anhuma, Ave da Família dos FenicopterídeosA anhuma é uma ave da família dos fenicopterídeos, a mesma do flamingo. A espécie amazônica (Anhima cornuta), de pernas negras, também chamada de inhuma, inhaúma, unicorne ou licorne, tem 61cm de altura por oitenta centímetros de comprimento, com 1,70m de envergadura e 3,150kg de peso. Na plumagem alvi-negra destaca-se durante o voo uma faixa parda mais clara na borda anterior das grandes asas. Alimenta-se de plantas e seus pés possuem dedos bem longos para facilitar a locomoção pelos brejos e áreas alagadas que constituem seu ambiente. Encontrada em quase toda a Amazônia brasileira, dispersa-se pelos países vizinhos e pode eventualmente chegar, com seus hábitos migratórios, ao interior de estados como Ceará e Bahia.

Grande ave pernalta, a anhuma chama particularmente a atenção pelo chifre que tem no alto da cabeça -- um singular apêndice córneo que mede até 12cm. Apêndices semelhantes, embora menores, formam-se também, como esporões, nas bordas das suas asas.

A espécie meridional é a tachã (Chauna torquata), de porte semelhante e pernas vermelhas, também chamada de anhumapoca ou anhuma-do-pantanal. De colorido geral cinzento-chumbo, tem pescoço contornado por uma gola negra realçada por outra, de penugem branca. As asas, negras nas faces superiores, são totalmente brancas por baixo. Muito desajeitada ao voar, pousa durante horas em árvores e forma grandes bandos para pernoitar nos banhados. Ocorre sobretudo no Mato Grosso do Sul e Bolívia, embora se disperse também pelo interior de São Paulo e Rio Grande do Sul, chegando até a Argentina.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem