Salsaparrilha, Planta Trepadeira do Gênero Smilax

Salsaparrilha, Planta Trepadeira do Gênero Smilax

#Salsaparrilha, Planta Trepadeira do Gênero Smilax

Outrora base de um tônico popular, com propriedades diuréticas, anti-reumáticas, febrífugas e depurativas, a salsaparrilha é mais usada atualmente para dar gosto a remédios. Uma bebida refrescante é também obtida das raízes de algumas espécies americanas.

O nome salsaparrilha se aplica às plantas trepadeiras e espinhosas do gênero Smilax da família das liliáceas, a mesma dos lírios e da cebola. Perenes, com rizoma lenhoso e grosso, têm folhas grandes, com até 12cm de comprimento por nove de largura, e numerosas gavinhas que lhes servem para aderir aos suportes. As flores, discretas, esverdeadas, de 3 a 15, agrupam-se em cachos (umbelas). Os pequenos frutos, a princípio avermelhados, tornam-se com o tempo quase negros.

Há espécies que vegetam em regiões temperadas da Europa, como a orla do Mediterrâneo, mas a maioria é nativa da grande faixa costeira que se estende do México ao Peru. Entre as espécies mais exploradas comercialmente estão a salsaparrilha do México (Smilax aristolochiaefolia), a de Honduras (Smilax regelii) e a do Equador (Smilax febrifuga). O nome japecanga se aplica, como sinônimo, a diversas espécies brasileiras, que ocorrem principalmente na vegetação do cerrado e da Amazônia: é o caso da salsaparrilha-de-botica (Smilax officinalis), também conhecida como japecanga-mineira, e de S. brasiliensis, ou japecanga-miúda.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem