terça-feira, 21 de março de 2017

Rio Oder na Europa

Rio Oder na Europa

Rio Oder na Europa
Rio Oder (Frankfurt-am-Oder na Alemanha (Esquerda) e Słubice na Polônia (Direita)
O rio Oder (polonês, Odra) tem extensão de 854km, dos quais 741 percorrem a Polônia, onde se situam noventa por cento de sua bacia, de 119.000km2. Seu caudal diminui no verão e no outono. Na primavera, transborda ocasionalmente, em função do degelo. No inverno, as águas superficiais congelam-se por aproximadamente quarenta dias.

Antigo ponto de encontro de germânicos, eslavos e escandinavos, o rio é intensa via de comunicação entre o industrializado sul da Polônia e o mar Báltico.

Rio Oder na Europa MapaO Oder nasce nos montes de Hrubý Jeseník, na República Tcheca. Depois de atravessar a escarpada região da Morávia, dirige-se para noroeste e atravessa um largo vale. Recebe as águas do Olse e entra na Polônia. Em seu curso médio, forma, ao longo de 162km, a fronteira natural entre a Polônia e a Alemanha, até as imediações da cidade polonesa de Szczecin. Nesse trecho, o rio divide-se em dois braços, antes de desembocar no mar Báltico, através do lago de Szczecin.

Numerosos rios e canais ligam o Oder ao Vístula e ao sistema fluvial da Ucrânia, Belarus (Bielorrússia), repúblicas bálticas e Rússia, assim como aos rios do leste da Alemanha. Seus principais afluentes são o Neisse, a oeste, e o Olse e o Warta, a leste. Está ligado ao Vístula pelo canal de Bydgoszcz e ao leste da Alemanha e à Europa ocidental pelos canais de Oder-Spree e Oder-Havel. O Oder banha, entre outras, as cidades de Ostrava, na República Tcheca; Frankfurt, na Alemanha; e Racibórz, Opole, Brzeg, Wroclaw, Glogów e Szczecin, na Polônia.

www.klimanaturali.org