Rio Parnaíba - Piauí/Maranhão

Rio Parnaíba - Piauí/Maranhão

Rio Parnaíba - Piauí/Maranhão
O Rio Parnaíba nasce em Pau Cheiroso, nas terras da chapada da Tabatinga, região Nordeste do Brasil, a 800m de altitude. Tem bacia de 400.000km2 e corre de sul para norte numa extensão de 1.700km até desaguar no oceano Atlântico, em delta de seis bocas, no qual se destaca a ilha Grande de Santa Isabel. Seu curso se estende por entre serras e serve de divisa entre os estados do Maranhão, onde tem as cabeceiras, e do Piauí, onde tem a foz, e marca os limites geográficos entre o Nordeste seco e o Nordeste úmido.

Bacia do Rio ParnaíbaTípico rio de planalto e com grande importância econômica, o Rio Parnaíba funciona como via de ligação entre o sertão e o litoral do estado do Piauí.

Pela margem esquerda, no estado do Maranhão, o Parnaíba recebe um único afluente importante, o rio das Balsas. Na margem direita, no Piauí, os afluentes são muitos: Uruçaí Preto, Gurguéia, Canindé-Piauí, Poti e Longá, todos parcialmente secos no inverno. Como rio de planalto, é repleto de corredeiras no curso médio e superior e tem navegação difícil na estiagem. Os portos do Parnaíba, entre os quais os de  Teresina, Floriano e Parnaíba, servem de escoadouro para a produção industrial do Piauí.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem