Rio Senegal na África

Rio Senegal na África

Rio Senegal na África

O Rio Senegal é um dos mais importantes rios da África ocidental e o principal do Senegal e da Mauritânia. Nasce na confluência dos rios Bafing e Bakoi, no maciço de Fouta Djallon, na Guiné, a 750m de altitude. Atravessa o Mali e corre em direção noroeste; a partir de Bakel delimita a fronteira entre o Senegal, pela margem esquerda, e a Mauritânia, pela direita. Com 1.641km de extensão, banha uma superfície de 450.000km2.

O "rio de Ouro" de que ouviram falar os navegantes europeus no início da Idade Média é desde o século XVI uma das principais vias de penetração no continente africano.

Já em território senegalês, o Rio Senegal recebe na cidade de Bakel seu principal afluente, o Falémé, e percorre um vale de vinte quilômetros de largura. Segue depois para Dagana, onde entra em seu delta. Areias trazidas pelas correntes marinhas e ventos do norte desviam então para o sul o curso do Senegal, que depois deságua no oceano Atlântico. Na embocadura do Senegal navegantes franceses estabeleceram uma base em 1558, e a cidade de Saint-Louis, construída numa ilha do rio, durante séculos serviu de ponto de partida para numerosas expedições ao continente.

Mapa do Rio Senegal

Postagem Anterior Próxima Postagem