Rio Zambeze na África

Rio Zambeze na África

Cercado pela selva pluvial na maior parte de seu percurso, interrompido por belas cataratas e dois dos maiores reservatórios do mundo, o Zambeze banha cinco países africanos.

O rio Zambeze, cuja bacia se estende por 1.300.000km2, banha todo o centro-sul da África. Seus principais afluentes são os rios Kabompo, Chobe, Lungué-Bungo, Kafue e Shire. Seu percurso, de 3.540km e em forma de S, começa no monte Kalene, Zâmbia, a 1.460m de altitude. Das nascentes, o rio corre para sudoeste, atravessa Angola e desvia-se para o sul. Torna a penetrar em Zâmbia e no extremo sul do país vira para leste e delimita a fronteira com Namíbia, Botsuana e Zimbábue. Entre Zâmbia e Zimbábue forma as cataratas Vitória e o lago artificial da barragem de Kariba. Em seguida, penetra em Moçambique, onde suas águas alimentam o lago da represa de Cabora Bassa. O rio toma então a direção sudeste, atravessa a garganta de Lupata, a planície costeira de Moçambique e desemboca por um amplo delta no oceano Índico.

Rio Zambeze na África
Rio Zambeze - Catarata de Victoria Falls
As represas de Cabora Bassa e Kariba constituem fontes extraordinárias de energia hidrelétrica, transportada a grandes distâncias. Devido às  numerosas corredeiras, cachoeiras e cataratas do percurso, apenas 2.600km do Zambeze são livres para a navegação de pequeno calado. Medido no estuário, o caudal médio do Zambeze atinge 7.100m3 por segundo.

http://www-geografia.blogspot.com.br/
Postagem Anterior Próxima Postagem