Basalto, Rocha Ígnea Compacta

Basalto, Rocha Ígnea Compacta

#Basalto, Rocha Ígnea CompactaBasalto é uma rocha ígnea compacta, dura e resistente, cinza, negra ou azulada, oriunda da solidificação de lava. De granulação fina, apresenta cavidades diminutas, causadas por gases. Derivadas de erupções vulcânicas relativamente recentes, as rochas denominadas basaltos podem ser encontradas em toda a crosta terrestre, às vezes configurando curiosas formações com aspecto de colunas.

Os principais componentes dos basaltos são os minerais denominados piroxênio, ou augita, e plagioclásio cálcico, ou labradorita. Entre os minerais acessórios podem ocorrer olivina, hornblenda, magnetita, feldspato alcalino, quartzo-apatita e vidro. Os tipos químicos-mineralógicos mais frequentes são o olivina-basalto, que contém grande quantidade de olivina, e o basalto toleítico, caracterizado pela presença de quartzo e feldspato alcalino.

Sensíveis ao intemperismo -- ação de elementos atmosféricos e biológicos que altera a composição dos minerais --, os basaltos tomam facilmente a cor parda ou vermelha, por oxidação de compostos de ferro. A chamada terra roxa dos estados de São Paulo e Paraná, rica em nutrientes minerais para as lavouras, é um produto final de alteração de basaltos.

#Basalto

Existem grandes formações de rochas basálticas no mundo, como o planalto do Deccan, na Índia, e o derrame da bacia do Rio Paraná. Este último é provavelmente o maior do mundo em área e volume, tendo originalmente ultrapassado um milhão de quilômetros cúbicos de lava extravasada. Atualmente, recobre enormes áreas das regiões Centro-oeste e Sudeste do Brasil, todos os estados da região Sul, a província argentina de Corrientes e o sudeste do Paraguai.

O basalto é usado sobretudo como cascalho, base para a fixação de dormentes e trilhos ferroviários, e na mistura asfáltica empregada na pavimentação de rodovias. Sua granulação fina favorece o polimento, o que o torna extremamente escorregadio e impróprio para pisos.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem