Basalto, Rocha Ígnea Compacta

Os principais componentes dos basaltos são os minerais denominados piroxênio, ou augita, e plagioclásio cálcico, ou labradorita. Entre os minerais acessórios podem ocorrer olivina, hornblenda, magnetita, feldspato alcalino, quartzo-apatita e vidro. Os tipos químicos-mineralógicos mais frequentes são o olivina-basalto, que contém grande quantidade de olivina, e o basalto toleítico, caracterizado pela presença de quartzo e feldspato alcalino.
Sensíveis ao intemperismo -- ação de elementos atmosféricos e biológicos que altera a composição dos minerais --, os basaltos tomam facilmente a cor parda ou vermelha, por oxidação de compostos de ferro. A chamada terra roxa dos estados de São Paulo e Paraná, rica em nutrientes minerais para as lavouras, é um produto final de alteração de basaltos.
O basalto é usado sobretudo como cascalho, base para a fixação de dormentes e trilhos ferroviários, e na mistura asfáltica empregada na pavimentação de rodovias. Sua granulação fina favorece o polimento, o que o torna extremamente escorregadio e impróprio para pisos.
www.klimanaturali.org