Organização das Nações Unidas - ONU

Organização das Nações Unidas - ONU  

Organização das Nações Unidas - ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem como objetivos manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países em escala mundial. A ONU surge com o fim da II Guerra Mundial, em substituição à antiga Liga das Nações. Desde 2002, ela é integrada por 191 dos 193 Estados do mundo. Não fazem parte Taiwan (que a China considera uma província rebelde) nem o Vaticano. A ONU é constituída por várias instâncias, que giram em torno da Assembleia-Geral, a principal delas. A organização atua em diversos conflitos por meio de suas forças internacionais de paz. Atualmente se discute a necessidade de reformas na entidade.

Identidade em Xeque – Essas discussões se acentuam depois da guerra promovida por Estados Unidos (EUA) e Reino Unido contra o Iraque, em 2003, quando, apesar do parecer contrário da organização à ocupação do país, as duas potências decidem atacar. A ONU, no entanto, é convocada pelos EUA para auxiliar na transição política iraquiana. A dificuldade dos norte-americanos em conter a onda de violência no Iraque depois da ocupação mostrou a importância da organização na resolução de conflitos. A ação da ONU depende da disposição das grandes potências de evitar o confronto armado. O mecanismo para o consenso é o veto no Conselho de Segurança – um privilégio restrito a seus cinco integrantes permanentes: EUA, Federação Russa, Reino Unido, França e China. Após a crise no Iraque, um comitê de especialistas internacionais é encarregado de planejar uma reforma geral na organização. Uma das propostas é a ampliação do Conselho de Segurança, que passaria de 15 para 24 membros. Mas o poder de veto continuaria limitado aos atuais membros permanentes. Quatro países reivindicam a participação permanente no Conselho: Brasil, Alemanha, Índia e Japão. Eles defendem ainda a instituição de uma vaga para os países da África.

Membros – 192 países.

Não-membros – Taiwan (Formosa) e Vaticano.

Endereço no Brasil – Avenida Mal. Floriano, 196, CEP 20080-002, Rio de Janeiro (RJ). Tel. (21) 2253-2211, fax (21) 2233-5753.

Internet – www.un.org

Agências Especializadas – A ONU possui 15 agências especializadas, que atuam em áreas como finanças, agricultura, saúde e telecomunicações, entre outras. São elas: Banco Mundial, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização de Aviação Civil Internacional (Icao), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização Marítima Internacional (OMI), Organização Meteorológica Mundial (OMM), Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi), Organização Mundial de Saúde (OMS), União Internacional de Telecomunicações (UIT), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), União Postal Universal (UPU) e Organização Mundial de Turismo (OMT).

Programas e Fundos – A ONU mantém ainda escritórios, programas e fundos que trabalham para melhorar as condições econômicas e sociais das populações. São eles: Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Programa Mundial de Alimentos (PMA), Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), Programa das Nações Unidas para a Fiscalização Internacional de Drogas (Pnufid), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (Pnuah) e Organismo de Obras Públicas e de Socorro aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (Unrwa).

Postagem Anterior Próxima Postagem