Rio Mekong, Maior Rio do Sudeste Asiático

Rio Mekong, Maior Rio do Sudeste Asiático

Rio Mekong, Maior Rio do Sudeste Asiático
Rio Mekong
Com grandes possibilidades de aproveitamento, tanto para produção de eletricidade como para irrigação, pesca e cultivo de arroz, o Rio Mekong é o rio mais extenso do Sudeste Asiático.

O Rio Mekong nasce na província chinesa de Qinghai (Tsinghai), no planalto tibetano. Tem 4.350km de extensão e drena uma bacia de 810.600km2. Em seu alto curso, percorre a província de Yunnan em direção ao sul, num vale estreito e profundo entre montanhas de mais de cinco mil metros de altitude. O vale se amplia no sul de Yunnan e mais adiante delimita a fronteira entre Myanmar e Laos.

Após penetrar em território laosiano, banha a cidade de Louangphrabang e, na fronteira com a Tailândia, passa junto à capital administrativa do Laos, Vientiane. Entra depois no Camboja, em cuja capital, Phnom Penh, se localiza o principal porto do rio. Vários afluentes do médio curso do Mekong drenam os planaltos do Laos, Vietnã e Tailândia. No baixo curso, o Mekong liga-se ao lago Tonle Sap, que exerce uma função reguladora de descarga. Nesse trecho, o volume de água é mantido principalmente pelas chuvas: aumenta entre julho e outubro, como conseqüência da monção (vento sazonal) de sudoeste, e diminui entre novembro e maio. Ao entrar no Vietnã, o rio forma um delta ao sul da Cidade Ho Chi Minh (antiga Saigon). A população ribeirinha concentra-se nesse delta e no planalto tailandês de Korat.
Postagem Anterior Próxima Postagem