Rio Minho, Portugal/Espanha

Rio Minho, Portugal/Espanha

Rio Minho, Portugal/Espanha
Rio Minho
Com apenas um quarto de seu curso em Portugal, onde dá nome à principal região histórica do país, o rio Minho delimita parte da fronteira com a Espanha.

Situado no noroeste da península ibérica, o Minho nasce na serra de Meira, Espanha, corre de norte para sul e, depois de receber as águas do Sil, toma a direção geral nordeste-sudoeste até desembocar no Atlântico, num percurso de 300km. Banha uma bacia de 22.500km, cuja maior parte se situa na Espanha.

No curso superior, o Minho atravessa o maciço da Galícia e forma um vale em garganta, mas no curso médio abre-se largamente, para estreitar-se outra vez no curso inferior, quando separa Portugal da Espanha. A jusante da cidade portuguesa de Monção, adentra a planície litorânea e abre-se numa foz de 350m. Devido às corredeiras, é impróprio para a navegação em grande parte de seu curso, mas tem grande potencial hidrelétrico e para a pesca, em especial de salmões.

O Minho banha, entre outras, as cidades de Lugo, Orense, Ribadavia e Tui, na Espanha, e de Valença do Minho, em Portugal. Seus afluentes incluem os rios Parga, Ferreira, Louro, Barjas e Coura. A estrada de ferro que liga a cidade do Porto à Espanha atravessa o vale do Minho desde sua foz em Caminha, cidade onde nasceu o escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral.

Postagem Anterior Próxima Postagem