Bocha, Jogo de Origem Italiana

Bocha, Jogo de Origem Italiana 

#Bocha, Jogo de Origem Italiana

A bocha é jogada em uma quadra estreita e comprida, com piso de terra batida, limitada por duas cabeceiras e duas laterais de madeira. A disputa é geralmente entre duas equipes que, por meio de uma série de bochas (bolas) diferenciadas entre si como lisas e riscadas, ou por cores distintas, procuram marcar pontos, até chegar a um total determinado que defina a partida a favor de uma delas.

Jogo de origem italiana, a bocha foi levada para vários pontos do mundo e hoje é praticada oficialmente em numerosos países.

Os jogadores devem aproximar o máximo possível bolas, de madeira ou plástico, de uma outra bola menor, o bolim. A partida pode ser disputada entre duas pessoas, ou entre duplas ou trincas, e um sorteio indica qual jogador lançará o bolim, à distância mínima de um metro da metade da cancha. O mesmo jogador lançará sua bocha para aproximá-la do bolim, mas não pode empurrá-lo a uma distância maior do que cinquenta centímetros. O jogador da equipe adversária tem como objetivo afastar a bocha de seu opositor ou colocar a sua mais perto do bolim do que a do adversário.

Lançadas as bochas, a equipe que conseguir ficar mais próxima do bolim será a vencedora, contando-se como pontos a posição das bochas jogadas. O jogo permite dois tipos de ação: o ponto, se o objetivo é aproximar a bocha do bolim; e a bochada, quando o jogador quer afastar a bocha adversária de perto do bolim.

A primeira organização de bocha formou-se em Turim, em 1888. O primeiro campeonato mundial foi realizado em Gênova, em 1951. O jogo é apreciado também em comunidades italianas dos Estados Unidos e da Austrália, e tem relativa popularidade na América do Sul, inclusive no Brasil. Há uma confederação sul-americana e o órgão máximo mundial é a Fédération Internationale de Quilleurs (Federação Internacional dos Jogadores de Bocha), com sede em Helsinki, Finlândia.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem